Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Professor do Ifal Satuba é co-autor de reportagem sobre o uso de drones no agronegócio

Docente na área de Agricultura, Rafael Pereira participou da produção da matéria junto a outros quatro pesquisadores da Unicamp, onde está realizando seu pós-doutorado
por Pedro Barros publicado: 24/01/2020 11h30, última modificação: 16/10/2023 10h59

A edição n. 200 da revista Cultivar - Máquinas, lançada em outubro de 2019, trouxe uma reportagem sobre o uso de drones no agronegócio. Entre os autores, está o professor de Agricultura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, Francisco Rafael Pereira, que já vem se dedicando a alguns anos ao estudo da aplicação dessa tecnologia no meio rural.

A produção dos textos e dos infográficos que ilustram o trabalho foi realizada por ele e mais quatro pesquisadores da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “São dois professores, eu, um [aluno] de doutorado e um de mestrado. Trabalhamos aqui com geotecnologias e agricultura de precisão. Nessa matéria, todos tivemos participação em todo o texto, não tendo uma parte específica para cada. Os infográficos são nossos. Eu elaborei com as sugestões dos colegas autores”, explicou Rafael, que está realizando seu pós-doutorado neste instituto.

A reportagem aborda os benefícios e desafios do uso de drones no monitoramento de terrenos, solos e vegetação. “O drone é apenas o veículo para essas tarefas, já que os dados são coletados por sensores”, explica a matéria. “Realmente são muitas inovações já disponíveis que são de grande importância para a formação dos nossos estudantes”, acrescentou Rafael.

Os outros autores da reportagem são Lucas Rios Amaral, Gleyce Figueiredo, Isabela Simões e Rodrigo Greggio de Freitas.