Notícias
Professor do Ifal publica artigo sobre drones e satélites em revista internacional de alto impacto
“Um grande desafio da produção agrícola é saber a quantidade e o momento certo de aplicar um nutriente. O monitoramento por meio de drones e satélites é capaz de auxiliar no manejo adequado de um dos nutrientes que mais influencia no desenvolvimento das plantas, o nitrogênio”, é o que demonstra Francisco Rafael Pereira, professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, e sua equipe de pesquisa em um artigo publicado na edição mais recente da revista Computers and Eletronics in Agriculture.
O trabalho faz parte de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no qual Rafael atuou durante o período de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O objetivo do projeto é monitorar o sistema de integração lavoura-pecuária em busca de uma produção agrícola sustentável. “Nesse contexto, conhecer a necessidade real da cultura por nitrogênio permite o uso adequado de fertilizantes, aumentando a produtividade, reduzindo custos e danos ambientais”, explica o professor.
“O mais interessante dos nossos resultados é que demonstramos que é possível monitorar o nitrogênio na pastagem integrando imagens de drone e satélites de baixo custo, permitindo maior agilidade para tomadas de decisão assertivas”, conclui.
Acesse o artigo
O artigo, intitulado “Nitrogen variability assessment of pasture fields under an integrated crop-livestock system using UAV, PlanetScope, and Sentinel-2 data”, pode ser acessado gratuitamente na íntegra até o dia 24 de fevereiro de 2022 por meio deste link. Após essa data, o acesso ficará restrito às bases de dados em que a revista está indexada.
A revista Computers and Eletronics in Agriculture fornece cobertura internacional dos avanços no desenvolvimento e aplicação de hardwares, softwares, instrumentação eletrônica e sistemas de controle para resolver problemas na agricultura. Com um fator de impacto de 5,6 (Qualis A1), é classificada como a segunda melhor revista do mundo na área Agricultura (Multidisciplinaridade). Saiba mais aqui.