Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Professor do campus lança livro sobre texto e oralidade

Professor do campus lança livro sobre texto e oralidade

por Adriana Cirqueira publicado: 16/10/2023 10h59, última modificação: 16/10/2023 10h59

O professor Neilton Farias Lins, lança o livro  "O Processo de Oralização de um Texto Escrito", fruto de sua pesquisa de mestrado, desenvolvida em sala de aula, no Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba.

A obra foi desenvolvida a partir de sua dissertação de mestrado pelo no Programa de Pós-Graduação de Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas, nas áreas de Análise da Conversação e Linguística Textual e Linguística Aplicada.

Neilton afirma que sua atenção foi despertada para o tema da oralidade e escrita durante o curso. "Esse interesse se tornou mais enfático ao assistir algumas peças teatrais em gincanas escolares, uma vez ao confrontar o script da fala das personagens e a transcrição dessa fala percebia que havia considerável mudança", explica, complementando que foi Isso que o levou a pesquisar "o processo que se dava entre o texto escrito e a mudança que tal escrito sofria quando oralizado".

De acordo com o docente, a obra é um Instrumento de divulgação da pesquisa acadêmica que contribui para o saber científico e para a discussão da temática. "A prática discursiva em sala de aula, ambiente em que o escrever e o ler exercem seus devidos lugares, é marcada pela interação assimétrica, em que cabe ao docente conduzir o saber e ao discente esforçar-se para obter o conhecimento", finaliza Neilton.