Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Sábados letivos retornam ao calendário acadêmico do Ifal Satuba

Sábados letivos retornam ao calendário acadêmico do Ifal Satuba

Os dois primeiros sábados letivos de 2022 tiveram convidadas especiais e apresentação de trabalhos produzidos pelos estudantes
publicado: 04/08/2022 11h45, última modificação: 16/10/2023 10h59

Texto: Adriana Cirqueira e Pedro Barros

Com o retorno das atividades presenciais, o mês de julho de 2022 marcou a volta dos sábados temáticos para o calendário letivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. Cada sábado é organizado por um grupo de professores de determinadas áreas do conhecimento e, algumas vezes, também por outros grupos do Campus. Confira a seguir algumas fotos e um resumo dos primeiros sábados letivos de 2022.

1º Sábado: Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Representatividade da mulher negra na sociedade foi tema do 1º sábado letivo de 2022O primeiro sábado letivo de 2022 ocorreu no dia 16 de julho e fez referência ao dia 25 de julho, em que, no ano de 1992, ocorreu o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. O objetivo desse evento foi fomentar o combate ao racismo e ao machismo presentes de forma estrutural na sociedade. No Brasil, a data também faz memória a Tereza de Benguela, que liderou, por 20 anos, o Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso.

Ana Clara Alves abordou diversos temas em sua palestra, do Direito ao racismoPara celebrar a data e trazer conscientização e debates sobre o assunto, a equipe organizadora do sábado letivo convidou Ana Clara Alves, advogada do primeiro escritório de advocacia negra de Alagoas, o ACMV Advocacia, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e pós-graduanda em Proteção e Uso de Dados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

O bate-papo entre a advogada e as/os estudantes foi oportunidade para discutir tópicos como visões e preconceitos sobre a mulher negra, bem como sobre sua atuação na sociedade. As/Os estudantes puderam tirar dúvidas, por exemplo, sobre profissões do Direito, crimes de racismo e injúria racial, diferença entre raça, cor e etnia e colorismo.

Estudantes prepararam uma apresentação com a música Amarelo, azul e branco, de Anavitória e Rita LeeO encontro também contou com a presença de Nazielma Araújo da Silva Correia, mãe do aluno Nicael, professora do ensino técnico e ekedi, um cargo do Candomblé exercido por mulheres que têm como responsabilidade zelar pelos orixás, mas não incorporam ou entram em transe. Na oportunidade, ela conversou sobre suas experiências de vida, tolerância e respeito e tirou dúvidas das/os estudantes sobre sua religião.

O sábado letivo também contou com uma apresentação musical, exibição de vídeos artísticos, exposição de cartazes e recitação de poesias e exposição de livros escritos por mulheres negras.

O 1º sábado letivo de 2022 foi organizado pelas/os professoras/es de Ciências Humanas em parceria com servidoras/es e estudantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

📷 Para ver todas as fotos, clique em "mais fotos" na primeira imagem desta matéria.

2º Sábado: Matemática, Administração, Informática e Infraestrutura

Jogos de lógica foram um dos temas abordados no 2º sábado letivoNa manhã do último sábado (30), estudantes de todas as turmas do ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba participaram do segundo sábado letivo do ano letivo de 2022.

Com trabalhos e apresentações relacionados aos componentes curriculares Matemática, Administração, Informática e Infraestrutura, as/os estudantes realizaram suas pesquisas em temáticas relacionadas aos três projetos integradores: orçamento: como cuidar do nosso dinheiro; arte, geometria, construção e tecnologia; e fábrica de jogos.

Estudantes usaram da criatividade para abordar diversos temas do 2º sábadoDe acordo com José Roberto Teixeira Campos, chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), este segundo sábado letivo transcorreu dentro das expectativas. "As atividades ocorreram conforme o planejamento e o evento foi um sucesso", afirma.

Ainda de acordo com José Roberto, as/os estudantes apresentaram um conjunto de materiais, entre eles: Dia da Aproximação do Pi; Orçamento: como cuidar do nosso dinheiro?; As contribuições da matemática na produção tecnológica; Matemática, jogos e curiosidades; A geometria na construção civil; A Matemática na música; Fábrica de jogos; e A Matemática nas profissões.

📷 Para ver todas as fotos, clique em "mais fotos" na primeira imagem desta matéria.

Próximo sábado

O próximo sábado letivo será realizado pelas/os professoras/es de Linguagens neste sábado (06). A temática será o Dia do Estudante.

📰📷 Solicite a divulgação de campanhas, projetos, eventos e atividades do Campus pelo formulário da Coordenação de Comunicação e Eventos (CCE): bit.ly/ifalsatubacom