Notícias
Polo Olímpico de Satuba leva a Astronomia e a Astronáutica à Semana Agrotecnológica
O Polo Olímpico de Astronomia e Astronáutica (POAA) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba, que desempenha um papel fundamental no ensino de Astronomia e no incentivo à participação em competições como as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA) e de Foguetes (OBAFOG), marca presença na XI Semana Agrotecnológica do campus, que ocorre de 10 a 12 de dezembro.
O principal objetivo do polo é estimular o interesse pela ciência e promover uma participação mais ativa dos estudantes do ensino médio integrado em competições de conhecimento, além de oferecer a toda a comunidade de Satuba a oportunidade de se familiarizar com os princípios fundamentais da Astronomia e da Astronáutica.
O polo preparou uma agenda dinâmica e interativa para a semana: que começã com uma Sala Temática do POAA durante todo o dia 11, na sala 15 do Bloco L. Os/as participantes terão acesso a materiais didáticos inovadores e poderão conhecer mais de perto as atividades de formação e pesquisa desenvolvidas pelo polo. No mesmo dia, às 10h, no mesmo bloco, acontece a roda de conversa "Minha História no POAA: o papel do estudante no Polo Olímpico de Astronomia e Astronáutica, no mini auditório, onde estudantes ativos no projeto compartilharão suas experiências, destacando como os cursos de formação em Astronomia e os treinamentos práticos contribuíram para o desenvolvimento de suas habilidades e participação em eventos científicos.
No dia 12 será a fez do "Lançamento de Foguetes", marcado para às 13h30 no campo de futebol. De acordo com Amorim, coordenadora do polo, a atividade prática, facilitada por Iasmini Aguiar, "é um dos pontos altos do POAA e demonstra de forma empolgante os princípios da Astronáutica, baseada em treinamentos práticos para a construção de foguetes".
Este é segundo ano que o POAA marca presenca na Semana Agrotecnológica. Norma reitera o convite para que estudantes e a comunidade em geral participem das atividades, reforçando o compromisso do Ifal Campus Satuba com o ensino de qualidade e a divulgação científica. "Nesse ano, além da sala Temática onde toda comunidade acadêmica poderá conhecer sobre Astronomia e as atividades desenvolvidas pelos Polo, também teremos uma roda de conversa com estudantes que construíram o Polo, falando sobre suas experiências e o impacto desta experiência na suas vidas acadêmicas. Além disso, também contaremos com o lançamento de foguetes para fechar com chave de ouro nossa participação", finaliza.