Notícias
Perguntas e Respostas sobre o Selo Comemorativo dos 110 anos do Ifal Satuba
Estão abertas, até domingo (22), as inscrições para o Concurso Cultural de seleção do Selo Comemorativo dos 110 anos do Campus Satuba. Elencamos a seguir as respostas para algumas dúvidas que podem surgir entre aqueles que desejam participar.
Inscrições: bit.ly/seloifalsatuba110
1 - O que é um selo comemorativo?
O selo comemorativo é uma logomarca especial criada em homenagem a alguma data comemorativa. Outros campi já tiveram selos em comemoração aos seus aniversários, como Arapiraca, Penedo e Piranhas (exemplos abaixo).
2 - Quem pode participar?
De acordo com o Edital, podem participar:
- Alunos/as regularmente matriculados/as em qualquer curso técnico (integrado ou subsequente), superior ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT) do Campus Satuba;
- Egressos/as do Ifal Satuba que devidamente concluíram curso técnico, superior ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT);
- Servidores/as que compõem o quadro atual do Ifal Satuba, seja como efetivo, substituto ou terceirizado.
- Servidores/as aposentadas/os pelo Ifal Satuba e professoras/es substitutos que já passaram pelo campus com tempo mínimo de permanência de um ano.
3 - Como participar?
Para se inscrever e enviar sua arte, basta acessar o formulário e preencher as informações solicitadas: bit.ly/seloifalsatuba110
Mas, atenção: a inscrição deve ser realizada até o dia 22 de agosto e só funcionará se for utilizado o e-mail institucional do Ifal ou um e-mail do Google (Gmail).
4 - Como a arte deve ser enviada?
A arte do selo deve ser enviada em dois formatos:
- Imagem (.JPEG ou .PNG, com largura mínima de 600 pixels);
- Imagem vetorizada (.EPS, .SVG, .AI, ou .CDR), para que possa ser redimensionada em qualquer tamanho sem perder a qualidade.
Num campo específico do formulário, a/o autor/a deverá explicar o porquê dos elementos presentes na sua arte. Por exemplo: a cor verde simboliza o campo ou a cor oficial dos Institutos Federais; o desenho x simboliza determinado significado.
É importante destacar que a arte não irá substituir a logo oficial do Ifal Satuba, mas será usada de forma complementar a ela. Em caso de dúvidas, é interessante consultar o Manual de Aplicação da Marca IF.
5 - Quais são os critérios de avaliação?
A seleção da arte ocorrerá em duas etapas:
ETAPA 1 - Avaliação da Comissão Julgadora
Uma banca composta por quatro servidores/as convidados/as - do próprio Campus Satuba e de outras unidades - irão avaliar as artes inscritas de acordo com critérios inerentes às suas áreas de formação, a saber: design gráfico, comunicação, artes e história.
O Edital recomenda que se observem os seguintes aspectos:
a) Itens ou aspectos que simbolizem o Estado de Alagoas e/ou do município ou região de Satuba;
b) Itens ou aspectos que remetam ao ensino, à pesquisa e à extensão;
c) Itens ou aspectos que remetam às tradicionais áreas de conhecimento do Campus (agropecuária e agroindústria).
d) Itens ou aspectos que remetam ao tema comemorativo dos 110 anos, “Tradição e Inovação”.
ETAPA 2 - Votação do Público
As duas artes melhor avaliadas pela Comissão Julgadora serão apresentadas para votação do público, através de formulário online, nos dias 25 e 26 de agosto.
Importante: isso só ocorrerá se pelo menos duas propostas atenderem aos critérios da Comissão Julgadora. Se apenas um candidato atender a esses critérios, este será o vencedor, mesmo sem haver votação.
6 - Como a arte vencedora será utilizada?
O selo comemorativo poderá ser utilizado ao longo do ano (até agosto de 2022) pela instituição em suas ações e publicações oficiais. Ele poderá ser utilizado em eventos, apresentações, documentos e diversos materiais da unidade de ensino, tais como: impressos (panfletos, folders, cartazes, cadernos, bloco de notas, pastas), camisas, vídeos e publicações nas redes sociais da instituição.
É importante ressaltar que os direitos autorais da arte classificada em primeiro lugar serão cedidos ao Ifal Satuba, não cabendo à instituição quaisquer ônus sobre seu uso, pagamento de cachês ou outros pagamentos que venham a ser reivindicados pela/o vencedor/a do concurso.
7 - Se eu já inscrevi uma arte, posso enviar outra?
Pode, sim. No entanto, só consideraremos a última inscrição enviada.
Ainda ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a Coordenação de Comunicação e Eventos (CCE): comunicacao.satuba@ifal.edu.br / (82) 98101-6689