Notícias
Palestra sobre pastejo rotacionado abre a programação da Semana do Meio Ambiente
Na manhã desta quinta-feira (01), o engenheiro agrônomo Andre Sório abriu a programação da Semana do Meio Ambiente do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas com a palestra "Pastoreio Voisin: pecuária intensiva com responsabilidade ambiental". A palestra reuniu servidores e alunos no Espaço Multieventos.
Sócio da Sorio Assessoria, empresa sediada em Brasília (DF), Andre Sório é especialista em projetos de desenvolvimento pecuário em diversos estados do Brasil e assessora principalmente propriedades que criam bovinos e ovinos, mas também tem grande experiência com caprinos e bubalinos.
Andre explicou que o sistema Voisin de pastoreio é um método de rotação de pastagem que foi proposto por um cientista francês há aproximadamente 70 anos. "O sistema foi adaptado para o Brasil há uns 50 anos e sua maior vantagem é permitir que os produtores rurais tenham uma quantidade maior de gado em uma mesma área, em comparação ao manejo convencional, e sem a degradação do pasto", explicou.
O palestrante informou ainda que o manejo adequado do pasto aumenta de 50% a 80% a produção mas exige mais cuidados na gestão. "O Brasil tem centenas de hectares que utilizam o pastoreio Voisan e o nordeste também tem uma área significativa de propriedades adaptadas, especialmente em Alagoas, depois da implantação de um programa da federação de agricultura que funciona desde 2013", informou Andre.
Para Francisco Rafael Pereira, chefe do Departamento de Gestão Agropecuária (DGA) e professor de Gestão e Planejamento Agropecuário e Produção Vegetal, a palestra foi uma importante oportunidade para os alunos conhecerem o sistema considerado mais ecológico e sustentável. "Em pouco tempo muitos desses alunos estarão no mercado de trabalho e precisam conhecer as diversas formas de manejo. A rotação de pastagens aumenta a produtividade e minimiza os danos ambientais", analisa o professor.
Pastoreio Voisin
O sistema de pastoreio Voisin é um sistema intensivo de manejo do gado e da pastagem, proposto pelo cientista e pesquisador francês André Marcel Voisin. É uma tecnologia considerada ecológica pois um dos pontos principais é que o sistema não utiliza o fogo no manejo - isso porque a pastagem e no solo abrigam diversas formas de vida, o que favorece a biodiversidade. Além disso, o animal deve permanecer poucos dias no mesmo piquete para que não coma o rebrote das forrageiras.