Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Palestra motivacional abre segundo dia de Encontro Pedagógico

Palestra motivacional abre segundo dia de Encontro Pedagógico

publicado: 20/04/2017 20h40, última modificação: 16/10/2023 10h58

Com o objetivo de capacitar servidores e promover uma reflexão sobre ações de ensino, o Departamento de Ensino do Campus Satuba realiza o Encontro Pedagógico 2017 da instituição. O evento iniciado na manhã desta terça-feira (18), com credenciamento dos participantes, foi seguido da oficina Plano de Ensino no SIGAA, conduzida pelo chefe do departamento de Assistência ao Educando do campus, Adriano Araújo Costa, e de uma reunião para planejar os componentes curriculares para 2017.

O segundo dia de atividades do Encontro Pedagógico 2017 do Campus Satuba teve início com a apresentação de música popular brasileira feita pelo aluno do curso técnico de Agroindústria Mykael Almirante, que com voz e violão, recepcionou autoridades, palestrantes e servidores. Após a apresentação, Auxiliadora Baraldi Pacheco, diretora de ensino do campus e organizadora do evento, deu início a solenidade de abertura e apresentou as atividades do dia.

A mesa de abertura foi composta por Anselmo Lucio, diretor geral do campus Satuba, Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, Pro Reitor de Ensino (Proen), Laudenice de Araújo Matias, diretora de Administração do campus, a psicóloga Adriana Paula Nogueira, coordenadora de Projetos de Políticas Estudantis (CPPE) e as pedagogas Margareth Nunes da Silva, chefe do Departamento de Educação Básica (Deb) e Maria Verônica Lopes, Chefe de Departamento de Articulação Pedagógica (Dap).

Anselmo deu boas vindas a todos e falou sobre a importância do planejamento para a discussão e análise de resultados obtidos e metas a serem alcançadas. “Precisamos projetar ações que sejam efetivas para a melhoria constante dos trabalhos desenvolvidos na instituição. Esse tipo de evento promove a integração entre os servidores do campus e da reitoria, melhora as relações interpessoais, aprimoram nosso fazer pedagógico e estimula a adoção de práticas para o êxito dos nossos alunos”, explicou o diretor.

O pró-reitor de ensino agradeceu o convite e elogiou a iniciativa. Esclareceu que as atividades de planejamento são uma marca do Ifal que vem se desdobrando na Reitoria e nos campi. “O início do ano letivo é sempre uma oportunidade de pensar e discutir o que será realizado, principalmente agora que precisamos iniciar a discussão sobre a reforma do ensino médio”, salientou Luiz Henrique.

As pedagogas da Reitoria ratificaram a fala consensual sobre a importância da atividade. Margareth afirmou que “a educação, o ensino e toda a ação pedagógica devem ser pensados e planejados de modo que possam propiciar melhores condições de aprendizagem”. “Esses espaços de encontro, de escuta, de trocas e de transformação são fundamentais”, completou Verônica.

Presente na atividade, a pedagoga Elisabete Patriota avalia como fundamental a organização de momentos dessa natureza. “Toda escola organizada precisa desse tipo de encontro. O ato de educar deve ser sempre precedido de um bom planejamento para que a instituição consiga cumprir seu papel em função daquilo que compõe toda a sua normatização”, destacou.

A psicóloga Adriana Paula ministrou a palestra motivacional de forma dialogada. Com o tema “Nosso aluno e o direito de aprender”, Adriana apresentou indicadores sobre o perfil do estudante alagoano e a realidade do ensino no estado. “Temos uma realidade de muitas diferenças e dificuldades e precisamos flexibilizar nossa prática para garantir o direito do aluno aprender. O professor precisa refletir seu papel e como pode contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais satisfatório”, argumentou.

Após o intervalo, deu-se a apresentação do “Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes (PEPEE), feita por Luiz Henrique (Proen), Margareth (Deb) e Verônica (Dap). Segundo os palestrantes, o plano foi construído coletivamente como um referencial das ações que a instituição deve desencadear para que o estudante permaneça e conclua com sucesso seu itinerário formativo. Busca ainda subsidiar a política de ensino da instituição com uma proposta de referência para a sua ação educativa, aliando seu trabalho pedagógico aos princípios de uma educação pública de qualidade social.

O Encontro pedagógico segue suas atividades após o intervalo para almoço com a comunicação oral “O colegiado de curso técnico, Os cursos novos e a expansão do campus”, com Auxiliadora Baraldi Pacheco, diretora de ensino do Campus Satuba. Após a atividade serão formados grupos de trabalho para tratar dos planejamentos dos sábados letivos temáticos.

Quarta-feira (20) será último dia do Encontro Pedagógico do Ifal Campus Satuba 2017. Confira aqui a programação completa