Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Oito campi do Ifal participaram do Enneabi 2023

Oito campi do Ifal participaram do Enneabi 2023

O evento aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro, em São João del-Rei (MG).
publicado: 28/09/2023 11h43, última modificação: 16/10/2023 10h59

Lívia Muniz (estagiária de Jornalismo)*

No período de 14 a 16 de setembro, uma comitiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) composta por 28 pessoas - 13 servidores e 15 estudantes - participaram do VII Encontro Nacional de Neab, Neabi e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII Enneabi e VII Eras).

Este ano o evento trouxe como tema principal a “Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”, com a proposta de discutir o papel dos institutos federais no cotidiano escolar com relação aos fenômenos excludentes que envolvem a discriminação racial, de gênero, sexualidade, religião, entre outras.

O evento aconteceu no Campus São João del-Rei do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), reunindo delegações de todas as regiões do país. Do Ifal, estiveram presentes representantes dos campi  Arapiraca, Batalha, Coruripe, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Satuba e  Reitoria.

"Foi muito importante a participação do Ifal no VII Encontro Nacional dos Neabis e grupos correlatos para fortalecimento dos Núcleos no Ifal, possibilidades de construções e partilhas com outras instituições da Rede Federal e pelos aprendizados que o evento proporcionou”, destacou Bárbara Barbosa, coordenadora de Ações Inclusivas do Ifal.

Durante o encontro, os/as participantes desenvolveram diversas atividades, totalizando  11 trabalhos apresentados, sendo 03 na modalidade comunicação oral e 08 na modalidade "pôster"; 2 oficinas ministradas por estudantes; um simpósio temático sobre ensino de História da África e da cultura Afro-brasileira, ministrado pelos docentes Thyago Ruzemberg (Piranhas) e Luiz Domingos (Coruripe), que também coordenou um Fórum sobre o Núcleo na Rede Administrativa Federal, com o professor Rodrigo Abrahão (Arapiraca).

Para conhecer as atividades desenvolvidas pelo Ifal no  VIII Enneabi clique aqui.

Neabi Satuba

Para a delegação do Ifal Satuba a participação VIII Enneabi foi uma oportunidade de inserção nas em discussões sobre políticas educacionais voltadas para a promoção das relações étnico-raciais na rede federal através dos minicursos, fóruns e sessões temáticas, onde foi possível ouvir e compartilhar experiências, além de debater a construção de estratégias para combater o racismo estrutural e institucional em nossos espaços de atuação.

Francine Lopes, do Neabi Satuba, destacou a participação do Ifal nos fóruns e a plenária final, onde todas as reflexões e ideias debatidas nos fóruns foram consolidadas e servirão como documento norteador para as ações dos Neabis de todo Brasil. “Eventos como esse são cruciais para impulsionar mudanças significativas, e nos motivam a continuar na luta pela promoção da igualdade racial e construção de uma educação técnica e tecnológica verdadeiramente inclusiva”, afirmou Francine. Além de Francine, Adriana Cirqueira Freire, coordenadora no Neabi do campus, também participou do evento.

O VIII ENNEABI será realizado pelo Instituto Federal do Amapá, em 2024.

Para saber mais:

*Sob a supervisão de Adriana Cirqueira