Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Obras alteram a rotina do Campus Satuba
conteúdo

Notícias

Obras alteram a rotina do Campus Satuba

Serviços para a adequação das instalações de combate a incêndio e pânico seguem até abril

por Adriana Cirqueira publicado: 16/12/2016 12h25, última modificação: 16/10/2023 10h58


As faixas de isolamento e o som das britadeiras calando os passarinhos sinalizam mudanças no Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas. Após a licitação e os necessários procedimentos oficiais, foi efetuada a contratação de uma empresa de engenharia para execução de serviços de adequação das instalações de combate a incêndio e pânico no campus, com fornecimento total de materiais, instalações de equipamentos e mão de obra.

Segundo o Departamento Administrativo-financeiro (DAF), a obra, que tem previsão de término para o início de abril, custará aos cofres públicos R$ 446.498,02, que serão pagos em quatro parcelas de acordo com o cronograma financeiro e avanço físico das etapas da obra.

Segundo Alexsandro Aguiar, engenheiro de segurança da Reitoria e fiscal do contrato, essa obra é essencial e pré-requisito para qualquer outra. “Serão feitas adequações que se destinam a diminuir as possibilidades de incêndio e sua posterior propagação e que facilitem a evacuação da área, visando a segurança das pessoas e a preservação do patrimônio”, informou.

Além das adequações na estrutura física do campus, como sistema de detecção de fumaça e alarme; reservatório de água (rede de alimentação dos hidrantes), também serão instalados equipamentos de combate a incêndio e pânico, como extintores de incêndio e sinalização de emergência.

Tassyano Feitosa de Amorim, engenheiro civil, é o fiscal substituto do contrato e atua nas ausências legais de Alexsandro. “Como estou no campus todos os dias, acompanho o andamento das obras e auxilio no que for necessário – observo, fiscalizo e oriento, numa espécie de suporte técnico”, pontua.

Servidor do campus, Tassyano ressalta que os incômodos causados pela obra são necessários e inerentes ao tipo de trabalho executado. “Para assegurar a segurança da comunidade acadêmica, alguns pontos do campus serão interditados e em outros serão delimitadas áreas de isolamento ou circulação”, explica. Tassyano informa ainda que toda a sinalização da obra está sendo providenciada pela empresa contratada.

As adequações das instalações e o plano de combate a incêndio e pânico estão de acordo com as especificações das normas técnicas vigentes e exigências do Corpo de Bombeiros, que durante e ao final da obra, devem efetuar visitas de fiscalização.