Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > O Ifal no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Ifal no Dia Mundial do Meio Ambiente

Satuba terá sábado letivo temático

por Adriana Cirqueira publicado: 05/06/2018 11h05, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Alunos do Pronatec em visita guiada

Alunos do Pronatec em visita guiada

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todos os anos no dia 5 de junho e é celebrado por milhões de pessoas em mais de 100 países. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) é uma importante oportunidade para promover a conscientização em todo o mundo em relação ao meio ambiente, incentivando ações práticas.

Funcionando dentro da Área de Preservação Ambiental do Catolé (APA Catolé), o Ifal Campus Satuba, historicamente, é reconhecido por sua ligação com a terra, a natureza e as atividades a elas relacionadas. O campus sempre desenvolveu atividades ligadas ao meio ambiente e, há dois anos, disponibilizou um imóvel como sede para as atividades de educação ambiental: a Casa do Meio Ambiente. Lá, são recebidas as pessoas que visitam o campus para conhecer a mata atlântica preservada.

Segundo José Walter Gomes Costa, presidente da Comissão de Meio Ambiente do campus, o Ifal Satuba tem uma reserva de aproximadamente 75 hectares. "Temos seis trilhas na mata atlântica: Trilha Sambacuim, Trilha Pedra Redonda, Trilha Açaí, Trilha Rio Velho, Trilha Sabiá e Trilha Rio Novo", informa o servidor, complementando que, com a preservação da área e a criação de corredores, houve uma ampliação no número das aves e dos animais silvestres como bicho preguiça, tatu, quati, teju, cotia e jacaré, entre outros. Além dos estudantes do campus, alunos de escolas públicas e particulares da região visitam a reserva para aulas práticas ou para conhecer as trilhas em visitas guiadas pela equipe da Casa do Meio Ambiente.

Este ano o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é "Acabe com a Poluição Plástica". A poluição plástica é, atualmente, um dos maiores desafios ambientais. Segundo o site da Onu, se as coisas continuarem como estão, em 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. Para mudar esse quadro cada um de nós precisa colaborar com ações efetivas.

Para encerrar a semana do meio ambiente, o campus está organizando mais um sábado letivo temático para o próximo dia 9, com atividades voltadas para a conscientização, preservação e sustentabilidade. Servidores e alunos estarão envolvidos para que a ação no campus seja memorável.

Por que comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente? (disponível no site da ONU)

Aprender: No site do Dia Mundial do Meio Ambiente você poderá encontrar planos de aula especialmente criados para o Dia Mundial do Meio Ambiente, que esperamos que sejam um excelente recurso para professores ou palestrantes. Por favor, sinta-se livre para usá-los!

Inspirar: Celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma maneira de inspirar os alunos (e os pais) sobre como os jovens podem agir para proteger o meio ambiente.

Seja a mudança: O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para as escolas/universidades ensinarem aos alunos sobre os plásticos descartáveis e como é possível reduzir, reutilizar e reciclar. Os alunos podem, consequentemente, espalhar esta mensagem para seus pais e a comunidade em geral.

Mostre e conte: Deixe a mídia local saber o que sua escola/universidade está fazendo para comemorar, compartilhe nas mídias sociais e registre seu evento no site do Dia Mundial do Meio Ambiente para que possamos compartilhar suas atividades com a comunidade global.

Baixe os conteúdos e artes disponibilizados e use a hastag #AcabeComAPoluiçãoPlástica em suas postagens. Além da campanha nas redes, faça a sua parte no dia-a-dia e contribua, na prática, para a preservação da sua casa, do seu planeta!