Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > O Circuito Saúde chega ao Campus Satuba
conteúdo

Notícias

O Circuito Saúde chega ao Campus Satuba

Parceria entre Ifal e Geap oferece serviços e orientações especializadas

por Adriana Cirqueira publicado: 14/06/2016 09h21, última modificação: 16/10/2023 10h58

Aconteceu nesta segunda-feira (13), no Campus Satuba, mais uma edição do Circuito Saúde, promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em parceria com a Geap Fundação de Seguridade Social. Durante todo o dia foram oferecidos diversos serviços, como teste de glicemia, aferição da pressão arterial, cálculo do índice de massa corpórea e orientação odontológicas sobre higiene e escovação. Além dos técnicos, uma nutricionista e um odontólogo compunham a equipe da Geap.

A coordenadora de qualidade de vida dos servidores do Ifal Satuba, Uilliane Faustino, qualifica como muito importante esta parceria do Ifal com a Geap. "É uma iniciativa muita importante que vem se fortalecendo ao longo do tempo. Apesar de não ficarmos com os dados, percebemos que o número de servidores que comparecem vem se ampliando. Pena que não é mais frequente", analisa Uilliane.

Durante o atendimento, a funcionária terceirizada Maria do Carmo dos Santos, 47 anos pode verificar que tanto sua pressão arterial quanto sua glicose estavam acima do ideal. "Fui orientada a voltar agora mesmo e tomar minhas medicações. Ainda bem que vim aqui senão nem saberia. Só tomei a da diabetes hoje", justificou.

Para Rita do Carmo Cavalcante, analista psicossocial da Geap, a ação que vem sendo desenvolvida em todos os campi do Ifal e na reitoria é uma forma da Geap realizar uma avaliação, orientar e fazer um trabalho preventivo com os beneficiários e demais servidores.

Sebastião Junior, da DGP, informou que essa é uma atividade de promoção da saúde, prevenção e monitoramento de doenças. "Todos os campi serão visitados. Começamos na reitoria, depois fomos ao Campus Maceió e estamos aqui hoje. Até agora temos tido ótima receptividade", esclareceu.

Segundo Sebastião a parceria com o Geap contempla ainda uma outra ação na reitoria. "Temos a Caminhada Vertical diariamente pelas escadarias do prédio da reitoria. A Geap faz o monitoramento mensal dos participantes.

O próximo campus a receber o Circuito Saúde será o de Viçosa e a data prevista para a ação é 26 de junho.