Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Nugedis Campus Satuba inicia suas atividades

Nugedis Campus Satuba inicia suas atividades

A primeira reunião ocorreu em setembro
por Adriana Cirqueira publicado: 05/10/2023 09h51, última modificação: 16/10/2023 10h59

O Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba lançou um formulário eletrônico para os/as interessados em integrar o núcleo. Podem participar servidores docentes e técnicos administrativos, estudantes e comunidade externa, posteriormente designados/as por Portaria emitida pela Diretora-Geral do campus.

Pedro Juvencio, diretor de ensino do campus explicou que a estrutura institucional teve sua resolução aprovada em junho pelo Conselho Superior (Consup) do Ifal. "O Nugedis tem o objetivo de promover e  estimular ações, projetos e programas com enfoque nas questões de gênero, diversidade e sexualidade em diversas áreas do conhecimento, de maneira integrada e articulada entre Ensino, Pesquisa e Extensão", detalhou.

Com o intuito de desenvolver atividades voltadas para a promoção do respeito e valorização de todos os sujeitos, desenvolvendo a cultura da educação em convivência em todos os espaços e visando a participação da comunidade acadêmica, a primeira reunião do  Nugedis do campus Satuba ocorreu em setembro de 2023 e dentro das primeiras atividades o núcleo está preparando o lançamento do edital para escolha de sua logomarca e uma palestra.

O Nugedis

Instituído  pela Res. Nº 116/2023 - CONSUP/IFAL, o Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade - Nugedis, atuará de forma propositiva e consultiva, estimulando, promovendo e executando ações voltadas às temáticas de gênero, diversidade e sexualidade nos Campi do Instituto Federal de Alagoas.

Dentre os objetivos do Nugedir, destacam-se ações com foco no combate à violência e ao preconceito de gênero e à LGBTQIAPN+fobia no âmbito do Ifal, promovendo reflexões sobre temas voltados ao respeito e à valorização da diversidade e às desigualdades de gênero.

Formulário eletrônico - Nugedis Campus Satuba

Resolução Nº 116/2023 - Conselho Superior do Ifal instituindo o Nugedis

Resolução Nº 17-CS-2017 - Aprova o Regulamento sobre a utilização do Nome Social no âmbito do IFAL