Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade é lançado em evento especial no Campus Satuba
conteúdo

Notícias

Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade é lançado em evento especial no Campus Satuba

publicado: 08/11/2023 11h58, última modificação: 13/11/2023 12h58

Lívia Muniz - estagiária de jornalismo*

Na última segunda-feira (6), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba realizou o evento de lançamento do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis)  que teve como tema "Gênero e Diversidade na Escola: Desafios e Perspectivas em Debate".

O lançamento do núcleo contou com a participação de Karine Santos, da Diretoria de Políticas Estudantis (DPE) e da psicóloga Bárbara Guerreiro, Coordenadora de Ações Inclusivas (CAI), do Ifal. Bárbara se disse emocionada pela materialização de mais um auditório cheio e  falou ainda sobre a importância da institucionalização dos núcleos no Ifal para a construção de um ambiente plural e diverso, para garantir acesso, permanência e êxito dos alunos

Rafaela Mendonça,  Coordenadora do Nugedis, expressou sua alegria e agradecimento em liderar o Núcleo e elogiou o esforço de todos os envolvidos para garantir o sucesso do evento. Além disso, enfatizou a importância vital de mais um núcleo que se dedica à formação e ao acolhimento na instituição.

A diretora-geral, ausente por motivos de agenda, foi representada pelo diretor de ensino substituto Peterson Barbosa, que também enfatizou a importância do Núcleo em pautar diferentes discussões num debate sério, crítico e plural. 

Após as falas da mesa de abertura, Rafaela divulgou o resultado do concurso para a escolha da logomarca do Núcleo, vencido pela aluna Kellyane Maria Lopes de Moraes. Após a fala da estudante a atividade contou com a apresentação musical da Orquestra da Cooperativa Pindorama.

A programação seguiu pelo resto do dia com  palestras e debates sobre temáticas importantes relacionadas à questão de  gênero e diversidade, contando ainda com apresentações musicais realizadas pelos/as estudantes. No período da noite, foi  a vez da turma da Modalidade Educação Para Jovens e Adultos (EJA), prestigiar o evento. 

 

Sobre o Núcleo

O Nugedis foi instituído pela Res. Nº 116/2023 - Consup/Ifal, para atuar de forma propositiva e consultiva, estimulando, promovendo e executando ações voltadas às temáticas de gênero, diversidade e sexualidade.

Dentre os objetivos do Nugedis Satuba, destacam-se ações com foco no combate à violência e ao preconceito de gênero e à LGBTQIAPN+fobia no âmbito do Campus, promovendo reflexões sobre temas voltados ao respeito e à valorização da diversidade e às desigualdades de gênero, de maneira integrada e articulada entre Ensino, Pesquisa e Extensão

 

*Sob a supervisão de Adriana Cirqueira (jornalista)