Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Nota sobre o transporte escolar do Ifal - Campus Satuba

Nota sobre o transporte escolar do Ifal - Campus Satuba

publicado: 02/06/2022 15h42, última modificação: 16/10/2023 10h59

O Departamento de Assistência Estudantil (DAE) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba não mede esforços para que suas/seus estudantes sejam acolhidas/os e tenham acesso ao nosso atendimento. Temos um orçamento muito limitado, que desde 2015 não aumenta. Entendemos que o Brasil está passando por uma grave crise econômica, que reflete diretamente nas famílias de nossas/os estudantes.

O transporte escolar do Campus Satuba possui 44 lugares, é um veículo com mais de 20 anos de estrada. Na consulta que fizemos sobre este transporte, mais de 270 estudantes demonstraram interesse na sua utilização. No primeiro dia de aula, nós incluímos o máximo de estudantes. Isso gerou uma superlotação no ônibus e não há a possibilidade de ser desse modo. Diante disso, nos vimos obrigados a ter de selecionar 88 estudantes (duas viagens pela manhã e duas viagens pela tarde) dos mais de 270.

O grêmio estudantil está há meses em diálogo com a prefeitura de Maceió sobre o passe livre, este tema é muito importante e ajudaria a muitos de nossos estudantes nos custos de transporte.

O edital dos auxílios da Assistência Estudantil foi reaberto, dando a possibilidade àquelas/es que não conseguiram se inscrever ou tiveram problema no envio da documentação de regularizar sua situação (clique aqui para acessar).

A lista do transporte escolar será alterada gradativamente, conforme o controle de faltas e desistências. Em breve, será lançado o edital do transporte, no qual haverá a exigência de que todos os estudantes que estejam na lista do transporte precisam ser cadastrados e selecionados pelo Serviço Social. Ou seja, é obrigatório que os estudantes listados se inscrevam no edital dos auxílios da Assistência Estudantil.

Atenciosamente,

Richard Plácido
Departamento de Assistência Estudantil (DAE)
Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba