Notícias
Neabi Satuba garante espaços de reflexão no período de suspensão de aulas
Quatro meses se passaram desde que o Instituto Federal de Alagoas oficializou a suspensão das atividades em toda a instituição para garantir o distanciamento social como medida para evitar a propagação do vírus causador da Covid-19 entre a comunidade acadêmica – como fizeram milhares de instituições de ensino no Brasil e em diversos países.
Para minimizar os impactos dessa prolongada suspensão das aulas e demais atividades acadêmicas, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) Campus Satuba, após um período de reflexão interna e planejamento, passou a oferecer momentos de formação para os(as) estudantes envolvidos(as) nas atividades no núcleo.
Foram diversas reuniões remotas internas estabelecendo prioridades e uma com os discentes colaboradores para auxiliar na tomada de decisões a respeito das temáticas que poderiam ser tratadas. Após essa construção, o coletivo de servidores(as) que compõe o Neabi formatou dois ciclos de formações remotas: os I e II Ciclos de Formação Continuada por uma Educação Antirracista. Pensadas para acontecerem no Google Meet, as atividades desenvolvidas durante o isolamento social buscam, fortalecer o vínculo criado entre o Neabi e o grupo de alunos e alunas envolvidos em atividades promovidas pelo núcleo – para que não percam o foco no estudo da temática, além de atrair mais jovens para a discussão.
O I Ciclo aconteceu em junho e foi composto por dois momentos: o primeiro foi um debate no dia 03 de junho entre os professores e membros do Neabi Diego Calixto e Gabriel Magalhães, com o tema: “Há racismo no Brasil?”, onde foram discutidas as origens sócio-históricas do racismo no Brasil. A “Relação da escravização como problema filosófico e a possibilidade de uma filosofia negra” foi o tema da segunda discussão, que aconteceu no dia 17 de junho e contou com a participação da professora e participante do Neabi Elizana Ribeiro da Silva e do professor convidado Junot Cornelio Matos.
Também no mês de junho a coordenadora do Neabi Campus Satuba, Tâmara Lúcia participou como convidada de uma atividade do Neabi Campus Maceió, a live “Vidas negras importam” o debate sobre formas de combate ao racismo e mudanças das estruturas contou ainda com a participação de Jeferson Santos e Luís Domingos. Tâmara atuou ainda em um episódio da série de lives no You Tube promovidas pelo Ensino do Campus Satuba. Com o tema “Coleta Seletiva e Reciclagem em Tempos de Pandemia” a live contou também com as participações de Marcelo Lima-Verde e Ademar Paulino.
O II Ciclo ainda está em andamento. Sua programação conta com quatro momentos O primeiro teve como tema "Resquícios da escravidão: uma análise dos símbolos racistas na Maceió contemporânea", o professor Roberval Santos iniciou as discussões no dia 1 de julho. Já a formação do dia 15 teve como tema "Nutrição e Direito: Relatos de uma formação e atuação profissionais no recorte racial" com a nutricionista Daniela Virtuoso e o advogado Antônio Ugá Neto,
Dia 8 de julho, no canal do Ensino do YouTube foi ao ar a live “O que é o Neabi”, com a coordenadora e o vice-coordenador do núcleo, Tamara Lucia e Richard Plácido, transmitida pelo canal do YouTube do Ensino e, no dia 08, pelo mesmo canal, foi a vez da Live Cultural do Neabi, com música, poesias e debates reuniu Marylya Dionísio, May Lima, MC Super Choque, Teteu, Prof Daniel Cavalcante e Kevin Madeira sob a mediação Richard Plácido.
Dando continuidade as formações do II Ciclo estão programadas mais duas atividades. Dia 22 de julho a professora Luane Bento apresentará o tema “O fazer-saber das tranças afro como possibilidade para o ensino de Matemática nas escolas” e após será discutindo o filme "Enraizada" com Gabriela Roza e Juliana Nascimento, diretoras e roteiristas do filme. Por fim, no dia 29, com a temática “Diversidade e preconceitos no ambiente acadêmico agrário” as doutoras em Zootecnia Cinthia Rio Branco da Silva e Maurícia Brandão encerrarão o II Ciclo de Formação Continuada do Neabi Campus Satuba.
Os I e II Ciclos de Formação Continuada: Por uma Educação Antirracista, promovido pelo Neabi, buscam oferecer debates e formações antirracistas para estudantes, servidores/as e toda comunidade externa. A participação é aberta e, quem quiser receber certificação, precisa se inscrever na plataforma Doity nos links divulgados pelo Neabi Ifal Satuba em seu perfil no Instagram.
Acesse o Google Meet participar da formação desta terça (22) às 17h, Para se inscrever e garantir sua certificação clique aqui