Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Neabi campus Satuba realiza sua 1ª reunião

Neabi campus Satuba realiza sua 1ª reunião

por Adriana Cirqueira publicado: 25/06/2019 08h06, última modificação: 16/10/2023 10h58
Pedro Nascimento

Aconteceu nesta quarta-feira (19),  às 9h na sala da Direção Geral, a 1ª reunião do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba. Com a presença de Valdemir Lino Chaves Filho, diretor-geral e Tascya Morganna Morais Santos, diretora de ensino, a reunião marcou o início oficial das atividades do Neabi no campus.

O diretor geral abriu a reunião exaltando a importância do momento e a luta que foi a construção interna do núcleo do Conselho Superior (Consup) do Ifal, pontuando como o documento que o rege foi pensado em mais de dois anos de debates. Informou ainda que a sala do Neabi será a sala onde funcionava a Direção de Ensino, no prédio do DAE.

Valdemir explicou que o Consup aprovou em 19 de dezembro de 2018 a Resolução 29 , que institucionalizou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e indígenas do  Instituto Federal de Alagoas, seu funcionamento, organização e atribuições. Em 21 de maio de 2019 foi publicada a Portaria nº59/DG designando nove servidores e servidoras para constituírem o Neabi do Campus Satuba.

Durante a reunião os membros do núcleo escolheram como coordenadora a professora Tâmara Lúcia dos Santos Silva. Para a vice-coordenação e a secretaria foram escolhidos os técnicos administrativos Richard Plácido Pereira da Silva e Aparecida Maria da Silva. Tâmara salientou a importância do núcleo e das ações que, mesmo antes da institucionalização, já vem sendo colocadas em prática, lembrando que as mudanças de pensamento e postura não se conseguem rapidamente, mas são fruto do trabalho de conscientização de todos, servidores e estudantes.

Entre os pontos de pauta estava a realização do V ENNEABI, Encontro Nacional dos e Grupos Correlatos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Neab) e  Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) agendada para outubro no campus Satuba.