Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Minuta que regulamenta trabalho remoto é apresentada aos servidores

Minuta que regulamenta trabalho remoto é apresentada aos servidores

por Adriana Cirqueira publicado: 10/05/2017 12h12, última modificação: 16/10/2023 10h58
Apresentação da minuta de resolução que regula trabalho remoto

A comissão que está elaborando a minuta de portaria que regulamenta o trabalho fora das dependências do Instituto Federal de Alagoas (trabalho remoto) esteve, na manhã desta quarta-feira (10) no Ifal Campus Satuba para a primeira das reuniões explicativas sobre o tema. A minuta apresenta a fundamentação legal do trabalho remoto e apresenta os parâmetros para a efetivação de uma experiência piloto, que será pioneira entre os institutos federais.

De acordo com o documento a experiência-piloto ocorrerá, a princípio, por um ano, sendo avaliada trimestralmente pela Comissão Interna de Supervisão (Cis). Para que possa realizar o trabalho remoto o servidor deve estar submetido à carga horária de 40 horas semanais (8h/dia), com 10 horas semanais máximas de trabalho remoto, devendo este também ser registrado eletronicamente no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

Trabalhos que, por suas características, não impliquem em perda de qualidade ou produtividade poderão ser executados fora das dependências do Ifal, desde que dentro do estabelecido pela portaria - inclusive por servidor detentor de função gratificada ou cargo de direção. Outro requisito é que os setores responsáveis pelo atendimento ao público usuário (externo e interno) mantenham a capacidade plena de funcionamento.

Segundo Mauricio de Menezes, membro da comissão, as reuniões são abertas para a participação de todos os servidores de todos os campi e serão oportunidades para que os motivos que fundamentam as disposições da norma sejam explicados e as dúvidas sanadas. As próximas reuniões serão dias 11 e 12 de maio, na Reitoria (10h) e no  Campus Maceió (9h30), respectivamente.