Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Meio Ambiente é tema do quinto sábado letivo no Campus Satuba

Meio Ambiente é tema do quinto sábado letivo no Campus Satuba

Diminuição dos impactos ambientais na atividade agropecuária foi tratada pelos professores de Agricultura
publicado: 12/06/2019 11h45, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Vitória Magalhães Aula de campo

Aula de campo

O último sábado letivo (8) contou com uma programação direcionada à comemoração da Semana do Meio Ambiente. As atividades que seriam feitas e apresentadas ficaram por conta dos professores da área de Agricultura. Os temas foram abordados através de palestras e práticas no campo.

Com o objetivo de conscientizar os futuros técnicos em Agropecuária e Agroindústria, a organização do sábado letivo trouxe elementos relevantes para discussão, como a palestra do doutor em Agronomia e professor de Fruticultura do Campus Satuba, Harlisson Ferro. Relembrando o dia das abelhas, comemorado no último dia 20, Ferro reiterou a necessidade de preservá-las. “O mundo tem recebido um alerta sobre um novo problema que vem surgindo em diversos países, chamado Colapso das Colônias. Não se sabe exatamente qual problema está causando o colapso, mas, segundo algumas análises que vêm sendo realizadas, o uso excessivo de agroquímicos pode ser o motivo”, explicou. Segundo ele, devido ao uso de Fipronil, como defensivo agrícola na produção de soja, o químico tem levado à morte milhões de abelhas no Brasil.

A relevância dos catadores que fazem a reciclagem de materiais inorgânicos foi tema da palestra do membro da Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Lucas Barros, que também é assessor técnico de 7 associações de catadores e Mestre em Economia Aplicada. Ele conduziu uma explicação sobre sua dissertação intitulada “Análise Socioeconômica nos empreendimentos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis de Alagoas no ano de 2017”. Segundo Barros, o interesse das prefeituras em firmar contratos de prestação de serviços com as associações possibilita uma cadeia de benefícios para os catadores e a sociedade, pois além da redução da quantidade de lixo jogado no meio ambiente, a atividade gera emprego e renda para os profissionais que fazem parte dela, contribuindo com a movimentação da economia local.

Educação Ambiental

Um coral formado por alunos do curso médio-técnico em Agropecuária acompanhados por três instrumentistas, os discentes Elias Souza e Bruno Albuquerque, e pelo diretor geral do Campus, Valdemir Chaves, executaram uma paródia, da música Another brick in the wall da banda inglesa Pink Floyd. Albuquerque e Chaves foram responsáveis pela versão da canção que expôs a necessidade da preservação do meio ambiente.

Após a palestra e apresentação cultural, as turmas foram levadas ao campo para desempenhar atividades envolvendo a agricultura sustentável, onde puderam aprender sobre a produção de fertilizantes e defensivos agrícolas orgânicos.

Os professores Claudevan Costa, junto do estagiário Claudionor Félix, apresentaram soluções com os Biofertilizantes. Já o professor Joventino Fernandes apontou a possibilidade da compostagem para grandes e pequenos produtores. Caldas fitoprotetoras feitas de extrato de Nim e Citronela foram trazidos pelo professor Dijson Silvestre.

Nelson Nascimento, professor de Irrigação, mostrou a produção de hortaliças em meio hidropônico a baixo custo e a reciclagem de garrafas plásticas de refrigerante para construção dos sistemas hidropônicos. Os professores André Custódio e Antônio Madalena atentaram para o cultivo em sistemas agroflorestais, que promovem benefício econômico e ecológico.

Por Vitória Magalhães, estagiária de jornalismo