Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Laboratório IFMaker abre espaço para comunidade acadêmica e atividades extensionistas
conteúdo

Notícias

Laboratório IFMaker abre espaço para comunidade acadêmica e atividades extensionistas

Objetivo é promover integração entre tecnologia e as diversas áreas do conhecimento
publicado: 06/06/2023 10h40, última modificação: 16/10/2023 10h59

Lívia Muniz - estagiária de jornalismo*

Com o objetivo de disseminar práticas do Ensino Maker, o Laboratório IFMaker do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba promove atividades voltadas para o aprendizado prático. Seu objetivo é possibilitar aos servidores e alunos o desenvolvimento da cultura learning by doing - ou “Aprenda Fazendo”. 

Com a implementação do laboratório de prototipagem, espera-se o desenvolvimento de projetos que se articulam em todos os eixos do itinerário formativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): matemática e suas tecnologias; linguagem e suas tecnologias; ciências da natureza; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional. 

Atualmente, o espaço está aberto para atividades extensionistas, de ensino e pesquisa. O objetivo é que o local seja utilizado por servidores e alunos da instituição que queiram dar vida a seus projetos a partir do uso da tecnologia, com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. 

.Ao promover projetos de ensino em conjunto com o laboratório, a comunidade acadêmica do campus Satuba poderá proporcionar a integração dos conteúdos teóricos  aprendidos em sala com situações cotidianas reais, além de promover a troca positiva entre a instituição de ensino e a sociedade, ao viabilizar soluções inovadoras e tecnológicas que contribuam positivamente para setores de produção diversos. 

"O objetivo do  IFMaker é atuar como um catalisador no desenvolvimento de ideias, projetos e produtos inovadores pela comunidade acadêmica, estimulando a cultura que envolve a criação digital, mecânica, eletrônica e artística. Além disso, com o surgimento da Indústria 4.0, estaremos preparando nossos estudantes para um mercado de trabalho mais competitivo, onde os computadores e a programação tornaram-se imprescindíveis para obter uma boa vaga de emprego”, explicou  o professor Davi Carnaúba, membro da equipe gestora do laboratório. 

Os interessados em produzir juntamente ao laboratório podem falar com a equipe através dos seguintes contatos: 

Laboratório IFMaker (Ifal - Campus Satuba)
☎️ Telefones: (82) 2126-6543
📧 E-mail:  
🚩 Localização: próximo à Residência Estudantil
⏰ Horário: aberto para uso e visitação, de segunda a sexta, no período vespertino, a partir das 13h
📲 Instagram: @ifmaker.satuba | 
📺 YouTube: IFMaker Ifal Satuba

Saiba mais sobre o Laboratório IFMaker do Ifal Satuba

*Sob supervisão de Pedro Barros.