Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > IV Arraiá do Cumpade Bene celebra as tradições juninas no Campus Satuba

IV Arraiá do Cumpade Bene celebra as tradições juninas no Campus Satuba

por Adriana Cirqueira publicado: 22/06/2016 17h05, última modificação: 16/10/2023 10h58

Sob os olhares de Santo Antonio, São João e São Pedro, aconteceu nesta quarta-feira, a edição 2016 do "Arraiá do Cumpade Bene, realizado pela equipe da Biblioteca Benevides Valente Monte, do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba. Entre balões, bandeirolas e bandeiras vermelhas com ilustrações dos santos de junho, a comunidade escolar se confraternizou e relembrou as tradições juninas.

Sem parar um minuto, entre uma brincadeira e outra, a organizadora do "arraiá", Aparecida Silva, explicou, animada, sobre sua satisfação em realizar o evento. "É uma oportunidade maravilhosa de resgatar a cultura e as tradições. Gosto desse tipo de festa e sendo nossa escola uma agrotécnica, isso se torna ainda mais relevante", declarou a servidora, enquanto corria para entregar as prendas para os alunos da dança com a laranja.

Maira Alves, 14 anos, estudante do 1º ano de agroindústria, participa do "arraiá" pela primeira vez. "Está tudo muito bonito e o forró muito animado. Além disso, é muito importante esse resgate das tradições juninas, com as brincadeiras e comidas típicas", analisou Maira, afirmando que se no próximo ano a organização precisar de ajuda ela está disposta a colaborar.

Com quatro componentes, entre eles os professores Harlissson Ferro na sanfona e Andre Custódio, no triângulo, o Forró do Ferro, animou a festa, com estilos variados e divertidas intervenções. Com muito forró pé de serra e outros estilos, fogueira, comidas típicas e brincadeiras como dança da laranja, correio elegante, brincadeira da maçã, adivinhações, trava-línguas, jogo de argolas entre outras atrações, alunos e servidores passaram uma tarde festiva, que nem o tempo chuvoso conseguiu atrapalhar . Com muitos participantes vestidos a caráter, todos se divertiram e os vencedores ganharam "prendas" e posaram para fotos.

Formada em agropecuária em 2015, a bolsista de pesquisa, Katia Larissa da Silva, de 19 anos, disse que não perderia a festa que é sempre muito bem organizada. "É muito dinâmica, está muito bem ornamentada, o forró é muito bom e ainda servem as comidas regionais", disse a ex-aluna.

Aparecida agradeceu aos 15 servidores que contribuíram financeiramente para a festa, aos que ajudaram na organização do evento e a todos que vieram prestigiar a festa. Foram servidos aos participantes mugunzá, milho verde, pipoca, pé de moleque, paçoca, bolos diversos, café e refrigerante. O milho verde foi cultivado no próprio campus.