Notícias
Inscrições para o curso subsequente em Agropecuária começam nesta segunda-feira (18)
Nesta segunda-feira (18), começam as inscrições para concorrer às vagas do curso técnico subsequente em Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. O processo seletivo é para formar a turma que iniciará suas aulas no segundo semestre letivo de 2021 (2021.2).
O curso subsequente é voltado para pessoas que já concluíram o ensino médio e desejam realizar apenas a formação técnica. Para participar, é preciso acessar o site exame.ifal.edu.br, procurar pelo Exame de Seleção de 2021.2.7 (Edital 37), ler o edital e, entre os dias 18 de outubro e 07 de novembro, realizar a inscrição online.
Para se inscrever, é preciso enviar a cópia digital do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Histórico Escolar do candidato. Caso o Histórico Escolar não esteja disponível no momento, será necessário enviar uma declaração da escola onde a/o candidata/o concluiu o Ensino Médio. Todas as especificações estão descritas no edital (link no final da matéria).
Ao todo são 36 vagas, distribuídas entre Ampla Concorrência (14) e Ações Afirmativas (22), neste caso, destinadas para estudantes egressos da rede pública de ensino, levando-se em conta também a renda familiar bruta per capta, a autodeclaração étnica e a existência de deficiência.
A classificação irá considerar as médias finais de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ano e do 2º ano do Ensino Médio. As explicações de como a nota final deve ser composta encontram-se no Edital.
Sobre o curso
De acordo com seu projeto pedagógico, o objetivo do curso técnico subsequente em Agropecuária do Campus Satuba é formar profissionais capazes de identificar o potencial agrotecnológico da região, desenvolver estratégias empreendedoras, buscar agregar valor aos produtos agropecuários regionais, visar a melhoria da qualidade de vida da população, bem como sua fixação nos territórios de origem e a consequente sustentabilidade do seu desenvolvimento.
O curso oferece disciplinas sobre Agricultura, Produção Animal, Irrigação, Drenagem, Topografia, Instalações Agropecuárias, Manejo de Pragas e Doenças, Mecanização Agrícola, Práticas de Conservação do Solo, Tecnologia da Informação na Agropecuária, Pós-Colheita, Comercialização, Agroindústria, Gestão da Propriedade Rural, Organizações Sociais e Políticas Públicas no Meio Rural.
Também são oferecidas algumas disciplinas de conhecimento geral e profissional, como Língua Portuguesa, Relações Humanas no Trabalho e Segurança do Trabalho.
Após concluir o curso, o técnico em Agropecuária poderá atuar, por exemplo, nos seguintes estabelecimentos:
- Propriedades rurais.
- Empresas comerciais agropecuárias.
- Estabelecimentos agroindustriais.
- Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
- Parques e reservas naturais.
- Cooperativas e associações rurais.
- Empresas de certificação agroecológica.
- Empresas de certificação orgânica.
Inscrições: exame.ifal.edu.br
Contato: Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, envie um e-mail para o Departamento de Seleção e Ingresso (DSI): dsi.copes@ifal.edu.br