Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Inscrições abertas para Oficina de Estética e Performance Vocal
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para Oficina de Estética e Performance Vocal

Atividade é voltada para o público interno e externo do Ifal e ocorre no dia 16 de novembro, no Campus Satuba
publicado: 18/10/2023 14h12, última modificação: 18/10/2023 14h20

A Oficina Itinerante de Estética e Performance Vocal está com inscrições abertas até o dia 13 de novembro. A atividade ocorre no dia 16 de novembro, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. São disponibilizadas 40 vagas e o objetivo é despertar a sensibilidade estética e a capacidade criativa dos participantes. Procura-se fornecer uma iniciação aos aspectos básicos das técnicas vocais, tendo como foco o estímulo à construção da identidade vocal de cantoras e cantores.

São propostos materiais teóricos e práticos de análise e prática sobre Performance Vocal, com foco em linguagem, interpretação e expressividade. Mediante exercícios e dinâmicas de improviso realizados de forma coletiva, procura-se estimular e desenvolver o uso dos variados recursos criativos da voz.

O projeto é coordenado por André Sousa, professor do Ifal - Campus Maceió e regente do Coro Jovem do Ifal. O público-alvo são cantoras, cantores, atrizes e atores alagoanos e alagoanas, com idade a partir de 15 anos, participantes do público interno e externo do Ifal.

Metodologia da Oficina Vocal Itinerante
A Oficina tem duração de 1 (um) encontro de 4 (três) horas de duração e consiste em prática musical em conjunto, com exercícios vocais de improvisação e criação livre, com foco na performance vocal. São apresentados exercícios de relaxamento, aquecimento e desaquecimento, respiração (condicionamento e resistência vocal), entre outras técnicas vocais.

Também são introduzidos aspectos básicos sobre registros vocais e fisiologia vocal, de modo a compreender como ocorre a produção vocal no canto; bem como o estímulo à postura adequada ao canto e higiene e cuidados com a voz dos cantores e cantoras participantes. Uso de microfone e interface de áudio para gravações durante as aulas, oportunizando a experiência de 'home studio' aos participantes.

📝 Formulário de Inscrição

📧 Mais informações: