Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Inscrições abertas para a 11ª Gincana Cultural

Inscrições abertas para a 11ª Gincana Cultural

Tema de 2019 será “Meio Ambiente e Desenvolvimento: a interferência humana e os impactos ambientais”
por Pedro Barros publicado: 13/05/2019 10h57, última modificação: 16/10/2023 10h58

Estão abertas, até sexta-feira (17), as inscrições para a 11ª Gincana Cultural do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, com o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento: a interferência humana e os impactos ambientais”. A culminância da atividade será nos dias 13 e 15 de junho, no Espaço Multieventos.

A inscrição deve ser feita por grupos de, no mínimo, 20 e, no máximo, 60 componentes, tendo um servidor como coordenador cada. Eles podem ser formados por alunos de turmas e séries variadas de todos os cursos da instituição: técnicos integrados (Agropecuária e Agroindústria), curso subsequente (Agropecuária), Proeja (Processamento de Alimentos e Informática) e Superior Tecnológico de Laticínios.

As dez atividades a serem realizadas pelos alunos são todas ligadas à temática principal ou à temática junina. As equipes deverão preparar um documentário, uma exposição fotográfica, uma dramatização de cordel de própria autoria, uma coreografia, duas comidas típicas, um desfile com trajes produzidos com material reciclado ou reaproveitado, o tradicional desfile de Rei e Rainha do Milho e arrecadação de donativos (mínimo de 50 itens, entre alimentos não perecíveis, agasalhos e/ou cobertores). Os alunos também precisarão do apoio de dois servidores, para executar uma dança, e de um casal de pais, para cantar uma paródia baseada numa canção de Luiz Gonzaga. Todos os detalhes se encontram no edital.

Para a professora Valeska de Souza Duarte, presidente da comissão organizadora, a atividade valoriza os talentos dos estudantes e aspectos importantes da dinâmica educacional. “A gincana promove o conhecimento e valoriza a cultura através de diversos gêneros e linguagens (dança, vídeos, culinária etc.). Ela convida à pesquisa, à interação, ao trabalho em equipe e ao empoderamento. Além disso, ela valoriza as diversas habilidades de nossos alunos, é o momento deles serem o centro, o momento deles brilharem”, ressaltou.

A educadora também destaca o papel integrador do evento. “O fato de as turmas poderem ser formadas por pessoas de cursos, séries e idades diferentes propõe uma maior troca de experiências e inibe o favorecimento de turmas mais experientes sobre as outras”, explicou.

Conforme o edital, as equipes participantes concorrerão a brindes e pontuação a ser somada às notas do 2º bimestre. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através do e-mail gincana.cultural.satuba@outlook.com, incluindo uma listagem com os nomes dos componentes (formulário para download logo abaixo).

1. Edital - Gincana Cultural 2019
  2. (Anexo 1) Ficha de Inscrição - Gincana Cultural 2019