Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba visita o Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Ifal Satuba visita o Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Estudantes e servidores participaram de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra
por Adriana Cirqueira publicado: 24/11/2022 12h11, última modificação: 16/10/2023 10h59

Para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra (20), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba promoveu, no último dia 17, uma visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares.

Servidores e estudantes subiram a serra, visitaram locais históricos e participaram das atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra oferecidas na programação do Parque.

Entre os servidores que acompanharam os estudantes na visita, Francine Lopes , assistente social do campus e membro do Neabi, aponta a importância desta ação para a formação dos estudantes. "A visita foi guiada pela profissional Thais Patrícia, que é palmarina, formada em Geografia, e apresentou toda história do Quilombo dos Palmares através de uma caminhada percorrendo os diversos espaços representativos do Quilombo", pontuou.

"Após a caminhada, o grupo foi conduzido ao restaurante Baobá, administrado pela Yalorixá Mãe Neide, que é considerada patrimônio cultural vivo no estado de Alagoas e chefe gastronômica ganhadora do prêmio Dôlmã, o prêmio máximo da gastronomia brasileira. Lá foi possível ter acesso à uma culinária afro-indígena que complementou os conhecimentos adquiridos ao longo da visita", completou Francine.

Visitando pela primeira vez a Serra da Barriga, a estudante de 17 anos, Raquel Maria da Silva, do 2ºano D do curso de Agropecuária, a experiência foi única e emocionante. "Após as atividades no topo da serra, descemos para visitar uma árvore que simboliza a resistência do quilombo. Lá foi feito um momento de silêncio para que pudéssemos nos conectar com a história do quilombo. Para mim, foi um momento singular onde me senti parte da energia daquele lugar", afirmou Raquel.

A visita foi realizada em parceria com o Núcleo de Atendimento a Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), que também atua a perspectiva de combate ao preconceito e respeito às diferenças no ambiente escolar.

📧 E-mail: ☎️ Telefone: 2126-6532
📱 Instagram: @baobaifalsatuba