Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba realiza visita técnica ao IFPE Campus Vitória de Santo Antão

Ifal Satuba realiza visita técnica ao IFPE Campus Vitória de Santo Antão

por Adriana Cirqueira publicado: 29/08/2019 13h03, última modificação: 16/10/2023 10h58

Nos dias 26 e 27 de agosto uma equipe do Ifal Campus Satuba realizou uma visita técnica ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Vitória de Santo Antão. Com 54 anos de existência, a Antiga Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão possui uma área de 140 hectares e mais de mil alunos matriculados em seus dez cursos. O campus também dispõe de residencias estudantis.

O grupo foi recebido Mauro de Souza Leão França, Diretor-Geral do IFPE Campus Vitória de Santo Antão e parte de sua equipe, Isabelle Cristine Mendes da Silva, Diretora do Departamento de Administração e Planejamento,  Alexandre Duarte Rodrigues da Silva, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (Substituto) Estefano Juan Nunes da Silva, Coordenador Geral de Produção e Alexandre Cesar Figueiroa Câmara, Coordenador de Infraestrutura e Serviços.

Os cursos ofertados pelo IFPE Vitória de Santo Antão são: dois cursos técnicos integrados ao médio em Agroindústria e em Agropecuária; três cursos técnicos subsequentes em Agricultura, Agroindústria e Zootecnia; dois cursos de Qualificação Profissional (Proeja) em Agricultura e em Manutenção e Suporte em Informática e os cursos superiores, sendo uma Licenciatura em Química e um Bacharelado em Agronomia.

Composta por Valdemir Lino Chaves Filho, Diretor Geral, Diogo Magalhães de Barros, Departamento de Gestão Agropecuária,  Roberto Medeiros da Fonseca Cavalcante, Diretor de Administração, Uilliane Faustino de Lima Gonçalves, Departamento de Infraestrutura e Manutenção e Adriana Cirqueira Freire, jornalista do campus. A equipe de Satuba pode conhecer o campus acompanhada pela equipe local que, após uma reunião de boas-vindas, apresentou as diferentes áreas do campus de forma conjunta e depois separadamente, de acordo com as especificidades das funções e interesses pontuais dos profissionais de cada IF. Adriana, jornalista do Ifal, conversou ainda com a coordenadora de comunicação, Andrea Cajueiro, sobre as rotinas, problemas e estratégias de comunicação das duas instituições.

De acordo com Valdemir o principal objetivo da visita técnica foi "(Re)estabelecer laços com a uma instituição co-irmã, visto que o IFPE Campus Vitória de Santo Antão também é oriundo da Escola Agrotécnica Federal e possui uma estrutura de fazenda com muitas semelhanças com a do Ifal Campus Satuba". O diretor salientou a importância em buscar o diálogo e firmar parcerias com outras instituições para ampliar as possibilidades na busca de soluções para os desafios enfrentados cotidianamente, além de ampliar o leque de oportunidades acadêmicas para os estudantes do Ifal Campus Satuba.