Notícias
Ifal Satuba realiza semana de capacitação para o mercado de trabalho
Professora Adriana Thiara, do Campus Maceió, abordou assuntos como etiqueta profissional e elaboração de currículos
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba realizou nos dias 18, 19 e 20 de abril o evento "Prática Profissional e o Mundo do Trabalho". O encontro contou com dois minicursos, uma palestra e uma oficina voltados para estudantes com estágio em andamento ou nas turmas finais dos cursos técnicos e superior.
O evento abordou aspectos acadêmicos e profissionais da realização do estágio. Visando a elaboração dos relatórios de estágio, foram promovidos os minicursos sobre "Escrita Científica", pelo técnico-administrativo e coordenador pedagógico do Campus, Manoel Santos da Silva, e "Formatação de Textos Científicos", pelo professor e chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), Roberto Teixeira.
Para abordar as dimensões profissionais do estágio, foi convidada a professora do Campus Maceió e coordenadora dos Cursos de Extensão do Ifal, Adriana Thiara de Oliveira. Ela ministrou a palestra "Etiqueta social e profissional para iniciantes" e a oficina "Currículos e apresentação pessoal".
"Formações que contribuem com a prática profissional são importantes em qualquer etapa, seja como preparação para as primeiras experiências, seja ao longo da carreira, em busca de atualização. Esse tipo de formação é necessária principalmente para que a/o profissional possa observar, construir, exercitar e fortalecer suas competências e habilidades", explicou Adriana.
Para o estudante Arthur Elyôn, do curso técnico integrado em Agroindústria, a capacitação foi um aprendizado importante para o início de sua fase adulta. "Sem dúvidas, eu indico o curso de prática profissional elaborado pelo Ifal Campus Satuba para cada um que esteja interessado em aprender ou ter uma base do que é ser profissional, independente de sua área técnica", comentou.
Próximas iniciativas
Além dos palestrantes convidados, estiveram envolvidos na organização do evento a professora Tâmara Lúcia, o chefe da Coordenação de Relações Empresariais e Egressos (CREE), Victor Tenório, e os coordenadores dos cursos de Agroindústria, Hugo Leão, e Agropecuária, Adalberto Santos.
O grupo se reúne desde 2021 visando promover projetos que aproximem os estudantes e o mercado de trabalho. As temáticas para a formação foram levantadas a partir do diálogo com a CREE, professores orientadores de estágio e as empresas conveniadas.
Cerca de 35 discentes participaram do encontro. As vagas tiveram de ser mais restritas nesta primeira edição devido às dificuldades iniciais referentes ao retorno gradual à presencialidade. "Como foi um projeto inicial, o objetivo era observar como seria a adesão dos estudantes", explicou Tâmara.
A ideia do grupo é dar continuidade às capacitações, realizando-as pelo menos uma vez por semestre e de forma modular. "Nos próximos, pretendemos organizar módulos durante um espaço de tempo maior, com vários temas necessários para a construção do profissional e sociedade", pontuou a professora.