Notícias
Ifal Satuba realiza reunião para retomada da Banda Fanfarra
Na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Satuba realizou, no auditório da instituição, uma reunião com cerca de 80 estudantes para apresentar o projeto de retomada da Banda Fanfarra do campus. O encontro contou com a presença da diretora-geral, a técnica-administrativa em educação (TAE) Uilliane Faustino, e do diretor de ensino, professor Pedro Juvêncio.
Durante a abertura, a diretora-geral destacou a importância histórica, simbólica e educativa da banda para a comunidade escolar e anunciou a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Satuba, responsável por disponibilizar a equipe técnica que atuará na formação musical dos/as estudantes e na organização da fanfarra.
“Resgatar a Banda Fanfarra é valorizar a nossa história, estimular o protagonismo estudantil e fortalecer o sentimento de pertencimento à nossa comunidade escolar. Temos muito orgulho em apoiar essa iniciativa, que une tradição, cultura e educação”, afirmou Uilliane Faustino.
Na ocasião, foram apresentados os professores Valdo Zacão e Venício Moura, que conduzirão os trabalhos. Ambos são maestros regentes de banda, professores de música e músicos multi-instrumentistas com ampla experiência na área. “É um prazer fazer parte de uma maravilhosa banda com tantas histórias emocionantes, com tantos satubenses que dela fizeram parte. Estar hoje como maestro dessa fantástica fanfarra é um grande privilégio. Irei me dedicar ao máximo para deixá-la brilhante e radiante como sempre foi”, declarou Valdo.
Inicialmente, serão disponibilizadas 44 vagas para estudantes (08 bombos (fuzileiros), 08 pratos, 08 taróis, 08 atabaques e 04 surdos), com possibilidade de ampliação conforme o desenvolvimento do grupo. De acordo com Venício Moura, a expectativa é que, com o resgate das atividades da fanfarra, o projeto tende a fortalecer a tradição musical do campus e proporcionar ao corpo discente oportunidades de desenvolvimento artístico. "Faremos uma bateria de testes e seleção, com base em práticas e habilidades musicais, onde avaliaremos a capacidade de tocar instrumentos de sopro ou percussão, com ou sem experiência prévia.
Venício informou ainda que estão sendo planejadas possíveis oficinas de música e percussão ao longo do ano, proporcionando treinamento adicional e preparando os/as estudantes para futuras seleções. "Com essas ações podemos aumentar as chances de participação de novos alunos em futuras atividades da fanfarra e contribuindo um pouco para o resgate da tradição musical no campus", analisa.
A primeira seletiva para ingresso na fanfarra ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 30 de maio. Os/as estudantes interessados/as devem informar seus nomes e o instrumento de interesse aos respectivos líderes de turma até a manhã de quinta-feira, 29 de maio. Os líderes deverão repassar essas informações à Direção-Geral.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos/as estudantes. Para Thalyta Bastos, a música representa mais do que um aprendizado: “A música sempre foi o que faz com que meu coração pulse de alegria, é o que me faz ser quem sou. Espero que possamos ter nossas vidas tocadas e também tocar outras vidas. Que cultivemos lembranças e experiências”. Já Juan Augusto destacou o desejo de continuidade: “Espero um grande desenvolvimento de todos que participem e que não seja um acontecimento de ocasião em ocasião, mas sim algo que seja eterno em nosso campus”.
A retomada da Banda Fanfarra representa não apenas o resgate de uma tradição cultural, mas também a ampliação das oportunidades de expressão artística, socialização e pertencimento no ambiente escolar. A ação reforça o compromisso do Ifal Satuba com uma formação integral, pautada na valorização da arte, da história e da participação ativa dos/das estudantes.