Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba realiza reunião de pais e plantão pedagógico

Ifal Satuba realiza reunião de pais e plantão pedagógico

por Adriana Cirqueira publicado: 14/11/2017 12h05, última modificação: 16/10/2023 10h58
Francisco Rafael, diretor substituto do Campus Satuba, dá boas vindas aos pais e responsáveis

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba realizou na manhã desta segunda-feira (14) a segunda reunião de pais do ano letivo de 2017. Após a reunião, que aconteceu no auditório da instituição, os pais se dirigiram às salas de aula para os plantões pedagógicos.

Na primeira parte da reunião foram passados os informes gerais após as boas vindas dadas pela Diretora de Ensino, Auxiliadora Baraldi e pelo chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) e diretor substituto do campus, Francisco Rafael. Participaram deste momento o Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), o Departamento de Gestão Agropecuária (DFGA), as coordenações dos cursos, os assistentes de alunos e os setores de Pedagogia, Nutrição e Psicologia.

Francisco Rafael apresentou a equipe do campus e destacou a importância da presença dos pais na escola. "Essa é nossa segunda reunião do ano letivo de 2017. Como dissemos na anterior, é fundamental a presença de vocês - não só nas reuniões, mas no dia a dia da escola também. Sem essa parceria nossa missão fica mais difícil", explicou o diretor substituto, lembrando que o campus tem 14 turmas de ensino médio integrado e a ação da família e imprescindível no acompanhamento e na resolução de conflitos.

Para Auxiliadora Baraldi a família e a escola precisam estreitar laços para que os jovens obtenham o sucesso escolar pois, quando uma delas falta, o resultado fica comprometido. Auxiliadora explicou que a reunião foi organizada para que transcorresse de forma dinâmica e informou como seria o segundo momento: "Os professores dos seus filhos foram divididos em grupos de quatro ou cinco e estão distribuídos nas salas de aulas para recebê-los e prestar esclarecimentos de maneira individualizada. Serão dadas informações sobre comportamento e aproveitamento dos conteúdos. Os boletins do 2º bimestres também serão distribuídos", salientou.

Presente sempre nas reuniões e também em outros momentos, para acompanhar o desenvolvimento educacional da filha, Josefa Vieira, mãe da aluna do 3º ano de Agropecuária Isabele Fernanda Vieira Gonçalves, 18 anos, ficou bastante emocionada com as palavras dos educadores. "Esses momentos são muito importantes para as famílias. Mesmo estando sempre por perto, acompanhando, vindo conversar com os profissionais da escola quando considero necessário, tiramos muito proveito deles", afirmou Josefa.

Apesar de se mostrar um pouco preocupada com as relações de amizade da filha, Josefa afirma se orgulhar da força de vontade de Isabele. "Ela demonstra vontade em aprender e superar as dificuldades. Teve problemas em uma disciplina no 1º bimestre, mas vim conversar com a pedagoga que me orientou em como ajudar e ela conseguiu recuperar", explicou.

Os demais representantes da instituição apresentaram suas considerações e os pais também foram ouvidos e suas dúvidas dirimidas. Foram discutidas questões de segurança do campus, comportamento, reflexos dos problemas familiares no comportamento e rendimento escolar, entre outros. Ao encerrar essa etapa os pais foram orientados a seguir para a segunda: o plantão pedagógico. Os alunos, que tiveram aula até as 10h, foram liberados para acompanhar os pais e/ou responsáveis nos plantões.