Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba realiza reunião com pais e responsáveis nesta sexta-feira

Ifal Satuba realiza reunião com pais e responsáveis nesta sexta-feira

Encontro destaca parceria entre escola e família no desenvolvimento dos alunos dos cursos de Agropecuária e Agroindústria
publicado: 11/10/2024 18h47, última modificação: 14/10/2024 14h07

Por Lívia Muniz, estagiária de Jornalismo *

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba realizou hoje, 11 de outubro, a reunião com pais, mães e responsáveis pelos/as alunos/as dos cursos de Agropecuária e Agroindústria.

O encontro teve início às 7h30 no auditório do campus e foi dividido em dois momentos: um diálogo coletivo com a participação da equipe gestora e as coordenações pedagógica e dos cursos, seguido por atendimentos individuais com os/as docentes nas salas de aula.

Entre os temas discutidos, estavam as normas didáticas, prazos acadêmicos, controle de acesso ao campus e assistência estudantil. A reunião teve como objetivo fortalecer a parceria entre a escola e as famílias, visando o melhor desenvolvimento dos alunos.

Uilliane Faustino, diretora geral do campus, destacou a importância da reunião. “Foi um momento fundamental para reforçarmos a importância da parceria entre a família e a escola. Essa aproximação é essencial para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, pontuou.

A DG também ressaltou que a presença ativa da família no acompanhamento escolar “contribui diretamente para o sucesso acadêmico e o bem-estar dos alunos”, enfatizando que o diálogo e a cooperação mútua são fundamentais para “fortalecer o nosso compromisso com uma educação de qualidade e inclusiva, que faz a diferença na vida de cada um dos nossos alunos”.

Rose da Silva, mãe de aluno do curso de Agropecuária, destacou a importância do encontro para o acompanhamento escolar: “É bom participar dessa reunião, porque a gente é família e escola, então a criança aprende e cresce mais através do nosso acompanhamento”, afirmou.

Rose ressaltou também a importância desse diálogo para famílias que, assim como a sua, lidam com questões específicas, como o autismo: “Eu venho porque eu tenho um filho que é autista, e é muito bom participar dessas reuniões, pois eu tiro dúvidas com os professores, e eles também tiram dúvidas comigo”, explicou.

Para Pedro Juvencio,  Diretor de Ensino (DE), “A reunião é um momento importantíssimo tanto para os pais, mães e responsáveis pelos estudantes, quanto para os professores e professoras”. Ele também abordou a necessidade de boas práticas na escola, como o respeito aos horários, uso adequado do fardamento, bom senso com o uso do celular e boa frequência nas aulas.

*sob a supervisão de Adriana Cirqueira Freire