Notícias
Ifal Satuba realiza obras do Laboratório de Ovinocaprinocultura
Após quase dois anos de suspensão do ensino presencial decorrente das ações sanitárias de combate à pandemia de Covid-19, a rotina de atividades acadêmicas presenciais no Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba está em plena normalidade e a comunidade pode conferir as melhorias realizadas no campus durante o período em que estiveram em atividades remotas.
Foram diversas obras e reformas realizadas e em andamento. Uma delas é a que vem sendo implementada no Laboratório de Ovinocaprinocultura. A ordem de serviço foi assinada em março de 2022 com o investimento de R$ 417.268,10 para a construção de um novo aprisco no local.
De acordo com Tassyano Amorim, engenheiro do campus, serão construídos dois galpões: sendo um para abrigar quatro reprodutores e o outro com capacidade para abrigar 100 animais em fase adulta e 20 filhotes. "Além disso, diferentemente do galpão anterior, este foi projetado para suportar aulas expositivas comportando 40 estudantes, professor e técnico", informa.
A obra visa proporcionar melhorias no manejo dos animais, nas aulas práticas de campo e nas condições de pesquisas com ovinocaprinos. "Atualmente a obra se encontra na fase concretagem de infraestrutura (vias e pilares), com previsão de término para o mês de novembro de 2022", finaliza.
Diogo Magalhães, chefe do Departamento de Infraestrutura e Manutenção (DIM) explica que a obra tem como objetivo preservar a vida dos docentes, discentes, funcionários de empresas contratadas e dos animais; viabilizar as aulas práticas para os estudantes dos cursos técnicos e/ou tecnológicos; manejar adequadamente os animais em conformidade com as boas práticas de produção animal; e adequar a estrutura aos padrões de bem-estar animal.
Além desta obra foram realizadas diversas manutenções e melhorias nos demais laboratórios. "Como os outros espaços do campus, o Laboratório de Ovinocaprinocultura deve estar adequado para atender às necessidades de Ensino, Pesquisa e Extensão, tripé indissociável da Rede Federal de Educação Profissional", afirma Diogo.