Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba emite Nota Pública

Ifal Campus Satuba emite Nota Pública

publicado: 21/02/2022 17h27, última modificação: 16/10/2023 10h59

NOTA PÚBLICA

IFAL CAMPUS SATUBA

A Direção Geral do campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas vem a público afirmar perante a comunidade acadêmica o compromisso com a segurança sanitária nas suas dependências, condição indispensável para o pleno desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como das atividades administrativas internas ao campus.

Após quase dois anos de paralisação das atividades acadêmicas presenciais, é notória, entre docentes, técnico-administrativos, estudantes e pais, a ansiedade pelo retorno da centenária escola agrícola à sua plenitude; além da sensação de alívio com a superação da triste, mas necessária, etapa de atividades remotas em decorrência da pandemia de Coronavírus (Covid-19).

Neste sentido, é com entusiasmo que a direção do campus Satuba avalia a Portaria n° 419/2022, que trata da obrigatoriedade da comprovação de vacinação para o ingresso, circulação e permanência nas dependências do IFAL. A referida exigência tem sustentação nas pesquisas científicas de variadas instituições de saúde pública, tal como a Fundação Oswaldo Cruz, bem como no arcabouço jurídico brasileiro, a começar pela Constituição Federal que confere primazia dos direitos fundamentais à vida e à saúde em relação à liberdade individual. Por fim, variadas decisões jurisprudenciais têm, a começar pelo próprio Supremo Tribunal Federal (STF), reconhecido a prerrogativa das instituições de ensino em exigir a comprovação de vacinação.

Para além do respaldo jurídico e científico - muito caro a todos que constroem esta Instituição de Educação, Ciência e Tecnologia – as pesquisas e os atualizados indicadores de vacinados atestam a mais ampla disposição dos/as brasileiros/as em favor da vacinação como mais efetivo meio de enfrentamento à Covid-19.

O desenvolvimento da vacina em tempo recorde foi uma vitória da ciência. A vacinação de quase 75% dos brasileiros/as com duas doses é uma vitória do SUS. O regresso à plena atividade econômica e à plena atividade educacional no Brasil exige de todos/as os/as cidadãos/cidadãs, bem como do conjunto das suas instituições republicanas, o compromisso com a vida e a saúde pública.

Portaria Nº 419/2022