Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba promove Formação e Planejamento Pedagógico 2023

Ifal Satuba promove Formação e Planejamento Pedagógico 2023

Inscrições estão abertas e participantes terão direito a certificação
por Adriana Cirqueira publicado: 27/04/2023 17h01, última modificação: 16/10/2023 10h59

Com o intuito de propiciar formação e fomentar discussões, a Coordenação Pedagógica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba promove nos dias 2 e 3 de maio, no Auditório do Campus, a Formação e Planejamento Pedagógico 2023.

Tendo como público-alvo todas as/os profissionais de educação da instituição, a ação tem o objetivo de contribuir para a formação de toda a comunidade escolar, refletindo sobre as realidades e contextos atuais que se constituem no ensino. Por se tratar de um momento de formação e planejamento pedagógico, a participação das/os docentes é obrigatória.

A Formação Pedagógica e Planejamento 2023 busca refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e identificar elementos que possam contribuir para a prática pedagógica voltada para a permanência e êxito dos estudantes.

Para Manoel Santos da Silva, coordenador pedagógico do campus o momento será ainda de reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o período de ensino remoto na perspectiva de compreender o momento atual, considerado “pós-pandemia”, e identificar elementos que possam contribuir para a prática pedagógica voltada para o acolhimento e a empatia entre os sujeitos envolvidos no ensino e na aprendizagem.

Serão dois dias de palestras, debates e orientações acadêmicas e administrativas. Na programação estão previstas seis palestras e debates: sendo "Transtorno do Espectro do Autismo e suas comorbidades - Como identificar os sinais?", "Pessoas com necessidades específicas na escola: que possibilidades precisamos oferecer?", no primeiro dia, e "Planejamento docente: o impacto das variáveis cognitivas, metacognitivas e adaptativas no processo de ensino-aprendizagem", "Comunicação Institucional" e "Ansiedade na adolescência e saúde mental na "pós" pandemia", no segundo.

As Orientações Pedagógicas serão feitas pelas pedagogas do campus, Flávia Maria Monteiro de Lima Emiliano e Sandra Sebastiana dos Santos e pelo coordenador pedagógico Manoel Santos da Silva, como última atividade do dia 2. Já as orientações acadêmicas para o Início do Ano Letivo 2023 serão realizadas no dia 3. "A Formação e Planejamento Pedagógico que pensamos para este ano têm como maior preocupação os sujeitos que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, seja docentes, técnicos e alunos. Cada momento proporciona reflexões sobre o cuidado que precisamos ter conosco e com o outro, para garantirmos um espaço acolhedor", finaliza Manoel.

As inscrições devem ser efetuadas através da plataforma Doity. As/os participantes terão direito a um certificado de 16 horas. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação Pedagógica, através do e-mail: pedagogia.satuba@ifal.edu.br.