Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba participa da OBFEP 2018

Ifal Satuba participa da OBFEP 2018

Os alunos realizarão a prova nacional pela terceira vez

por Adriana Cirqueira publicado: 08/08/2018 11h26, última modificação: 16/10/2023 10h58

Acontece na próxima terça-feira (14), a 1° fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Nesta edição de 2018, participarão todas as turmas dos cursos médio integrados de Agropecuária e Agroindústria do Ifal Campus Satuba.

Como a 1° fase da OBFEP 2018 tem um calendário nacional com dias específicos para aplicação das provas, as aulas Campus Satuba terão um funcionamento diferenciado no dia 14: as duas primeiras aulas seguem o horário oficial, sendo que o intervalo será antecipado para às 9h10. As provas serão aplicadas a partir das 9h30.

Cada turma ficará sob a responsabilidade de um professor e os alunos terão até as 12h para terminar e entregar a avaliação. Mesmo finalizando a prova em menos de uma hora, o aluno deverá permanecer em sala até às 10h30.

Serão classificados para a 2ª Fase os alunos que atingirem a nota mínima definida pela Comissão da OBFEP após análise do desempenho dos estudantes na 1ª Fase. As provas da 2ª Fase constarão de questões teóricas e poderão ter uma parte prática; essas provas serão realizadas no dia 20 de outubro (sábado), terão a duração de 4 (quatro) horas e serão realizadas no período das 13 horas às 17 horas (horário local).

As atividades relacionadas à OBFEP 2018 estão sob a responsabilidade do professor Valdemir Chaves e  da professora Ana Paula Praxedes.

A OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução em todo o Brasil. O programa é destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. Podem participar da OBFEP estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável.

Em cada fase os alunos participantes da OBFEP serão divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir: Nível A– alunos matriculados no 9º  ano do Ensino Fundamental, no ano letivo da realização das provas. Nível B– alunos matriculados na 1ª e 2ª  séries do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas. Nível C– alunos matriculados na 3ª série e 4ª série (onde houver) do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas.