Notícias
Ifal Satuba participa da 42ª Expo Bacia Leiteira
Grupo de Pesquisa Natta participa da 42ª Expo Bacia Leiteira em Batalha
O Grupo de Pesquisa Natta – CNPq, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba, marcou presença na 42ª Expo Bacia Leiteira, realizada no dia 11 de agosto, em Batalha/AL. A participação, a convite da organização do evento, representou um novo momento para o grupo, que pela primeira vez integrou oficialmente a programação da exposição.
Nos anos anteriores, a atuação dos/as estudantes estava restrita à visitação, sem uma interação mais direta com os expositores e o público. Neste ano, porém, o grupo foi convidado a ocupar espaço no Pavilhão dos Laticínios, onde pôde divulgar suas pesquisas, apresentar inovações e oferecer degustação dos produtos desenvolvidos em atividades acadêmicas.
De acordo com a líder do grupo, a docente Tâmara Lúcia dos Santos Silva, a mudança de posição dentro da feira simboliza o reconhecimento das ações de pesquisa e extensão já consolidadas pelo Natta. “Esses momentos são fundamentais para a interação entre os elos do setor produtivo, algo que é um grande desafio, mas que buscamos construir desde 2020", explicando que, em 2025, esse esforço foi validado pela comunidade externa da Bacia Leiteira, o que tornou esse convite ainda mais gratificante.
Tâmara destacou ainda que a aproximação com o setor produtivo é estratégica para ampliar a visibilidade do grupo e fortalecer a formação dos estudantes, que passam a vivenciar experiências práticas alinhadas às demandas do mercado.

Experiência dos estudantes
Durante o evento, as/os acadêmicas/os puderam interagir com produtores, indústrias e representantes institucionais, trocando conhecimentos e apresentando propostas de melhorias para a cadeia produtiva do leite. A estudante Michelly Andrade da Silva representou o grupo no primeiro dia da feira e enfatizou a importância dessa interação direta. “Foi uma experiência enriquecedora! Participar da Expo Batalha me proporcionou a oportunidade de vivenciar a interação com produtores, compartilhar conhecimentos e sugerir melhorias, além de divulgar o trabalho do nosso grupo e o compromisso do Ifal Satuba com a ciência, a inovação e o desenvolvimento do setor de laticínios”. declarou.
A participação também incluiu a realização de um minicurso, voltado para pequenos e médios produtores, reforçando a missão do grupo em difundir conhecimento científico aliado à prática. Para a estudante Lailla Thaline dos Santos, a experiência amplia horizontes acadêmicos e profissionais pois é uma oportunidade de nos apresentarmos como profissionais para indústrias, órgãos governamentais, instituições e sociedade. "Participar da Expo Bacia Leiteira é uma forma prática de entender a realidade e a grandiosidade do setor lácteo em nosso estado.. Nesta edição, tivemos a chance de expor nossas inovações e compartilhar conhecimento com pequenos e médios produtores por meio de um minicurso”, pontuou a estudante

Na avaliação da professora Tâmara Lúcia, a participação na Expo Bacia Leiteira fortalece o papel do Ifal Satuba como instituição de ensino, pesquisa e extensão comprometida com o desenvolvimento regional. “A partir dessa participação, abrem-se novas oportunidades. Com nosso potencial e profissionalismo, certamente estaremos presentes nas próximas edições com ainda mais ações", analisou a lider do Natta.
A experiência em Batalha reafirma o compromisso do Grupo de Pesquisa Natta com a inovação, a formação de profissionais qualificados e a aproximação entre ciência e sociedade, consolidando sua relevância dentro e fora do campus.