Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba oferta 64 vagas para Educação de Jovens e Adultos

Ifal Satuba oferta 64 vagas para Educação de Jovens e Adultos

Estudantes poderão concluir o ensino médio em apenas dois anos e ainda receber uma qualificação profissional em Informática ou Processamento de Alimentos
por Adriana Cirqueira publicado: 17/05/2021 15h46, última modificação: 16/10/2023 10h59

Seguem abertas até 30 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para os Cursos Integrados ao Ensino Médio com Qualificação Profissional na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, primeiro ingresso de 2021, para o Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba. A qualificação profissional ou formação inicial e continuada (FIC) é organizada para preparar o estudante para a vida produtiva e social, promovendo uma educação para a cidadania e a inserção ou reinserção no mundo do trabalho.

O Ifal Satuba oferta dois cursos de nível médio na modalidade: Informática e Processamento de Alimentos. O atual processo seletivo disponibiliza 32 vagas para cada curso. O acesso aos cursos da EJA é realizado por meio de processo seletivo, aberto ao público para a 1ª fase dos cursos, para candidatos/as maiores de 18 anos que tenham concluído a última etapa do Ensino Fundamental.

O processo seletivo reserva 60% das vagas às/aos candidatas/os classificadas/os que cursaram o Ensino Fundamental integralmente e exclusivamente em escola da Rede Pública, ou que tenham obtido certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou ainda por exames de certificação aplicados pelos sistemas estaduais de ensino. Nesses casos, o candidato não pode ter cursado nenhuma parte do ensino fundamental em escolas particulares, nem como bolsista. As cotas levam ainda em consideração a renda familiar bruta per capta, autodeclaração étnica e a existência de deficiência.

Confira abaixo o quadro de vagas:

Vagas EJAEPT

Os cursos

Os cursos EjaEPT do Campus Satuba buscam atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional e do próprio ensino médio na perspectiva de formação na vida e para a vida e não apenas de qualificação do mercado ou para ele, estabelecendo uma relação indissociável entre trabalho e educação, baseado na aquisição de conhecimentos pelos trabalhadores no e para o processo de trabalho.

Ao concluir o curso de Processamento de Alimentos o/a egresso/a deve possuir conhecimento para elaborar variados produtos alimentares (origem animal e vegetal, de maneira ou de forma industrializada, para consumo imediato ou vendas em centros de compra); controlar o processo de produção. Utilizar os equipamentos no processo de produção. Embalar e armazenar produtos acabados; aplicar procedimentos de segurança; manejar os principais utensílios da produção de alimentos; conhecer e aplicar as normas de boas práticas de fabricação, e aplicar e dissemina técnicas de seleção, conservação e transformação de matérias-primas alimentares.

Já os/as concluintes do curso de Informática apresenta um perfil que lhe possibilita desenvolver as atividades básicas no uso da informática, tais como: utilizar ferramentas computacionais em seu dia a dia, de forma a estar inserido em atividades que exijam a utilização do computador, reconhecer componentes do computador, a fim de que estejam aptos a realizar procedimentos básicos de configuração. Estar apto a utilizar aplicativos de escritório (editor de textos, planilhas, apresentação de slides). Além de conhecer procedimentos básicos de segurança da informação e ferramentas de navegação pela internet.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenação da EJA através do e-mail institucional: .

Links importantes: