Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba oferece Curso Prático de Agrofloresta Sintrópica

Ifal Satuba oferece Curso Prático de Agrofloresta Sintrópica

por Adriana Cirqueira publicado: 11/12/2019 11h55, última modificação: 16/10/2023 10h59

Com o intuito de colaborar para a prática de uma agricultura sustentável, o Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba oferecerá um Curso Prático de Agrofloresta Sintrópica. Iniciativa do professor José Antonio da Silva Madalena, o curso acontece como parte da disciplina de Laboratório de Produção Vegetal I, do Curso técnico subsequente de Agropecuária.

Conforme explicou o professor Madalena, o curso prático visa a difusão da agricultura Sintrópica em Alagoas e, por isso, foi estendida a participação a alunos dos Agroecologia, Engenharia Florestal e Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas e à agricultores dos assentos de Reforma Agrária. A atividade será realizada nos dias 13, 14 e 15 de dezembro,

A agricultura sintrópica permite a recuperação das matas degradadas e protege o meio ambiente, pois a produção de vegetais e hortaliças dividem espaço com as árvores frutíferas e para extração de madeira de forma sustentável. Além de não ser necessário desmatar, o sistema também não faz uso de agrotóxicos. " A adubação é orgânica associada a utilização de biofertilizantes. Usamos pó de rocha, esterco, cinzas e aproveitamos a decomposição das folhas das arvores. A diversidade de culturas cria um equilíbrio natural que colabora ainda para uma menor incidência de pragas", explica o professor.

Cartaz