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Ifal Satuba oferece cursinho preparatório gratuito para exame de seleção

Iniciativa faz parte do programa nacional Partiu IF, voltado para estudantes do 9º ano da rede pública de ensino
por Pedro Barros publicado: 20/05/2025 14h24, última modificação: 20/05/2025 14h24

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba iniciou, no dia 28 de abril, as atividades do programa nacional Partiu IF, que oferece um curso preparatório gratuito para o exame seletivo dos institutos. A proposta é auxiliar estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública que desejam ingressar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal.

A aula inaugural contou com a participação de servidores e representantes da gestão do campus, além de familiares dos estudantes que estavam iniciando as atividades. Participaram da mesa de abertura o pró-reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Neto; a diretora-geral do Campus Satuba, Uilliane Faustino; o diretor de Ensino, Pedro Juvencio; o coordenador do programa no Campus, Manoel Santos; o coordenador de Extensão, Antonio Santos; os professores Cleylton Lopes e Dayanne Lima; além dos alunos monitores responsáveis por auxiliar nas disciplinas. O momento foi marcado por acolhimento, informes sobre o funcionamento do programa e um bate-papo sobre a importância da educação como ferramenta de transformação social.

As aulas acontecem semanalmente, sempre das 13h às 17h20, com a seguinte distribuição de disciplinas:

  • Língua Portuguesa: segundas-feiras, com a professora Dayanne Teixeira Lima;
  • Matemática: quintas-feiras, com o professor Hugo Silva Leão;
  • Ciências da Natureza: sextas-feiras, com o professor Cleylton Bezerra Lopes.

Partiu IF

Alunos do programa receberam fardamento e material escolarA iniciativa visa ampliar o acesso de jovens à educação pública federal, contribuindo para a democratização do ingresso no Ifal e fortalecendo os laços entre a instituição e a comunidade local.

A aula inaugural do programa marca o início de uma ação que tem como objetivo o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação, por meio da oferta de aulas e atividades voltadas para a recuperação das aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental que cursaram integralmente a educação na rede pública de ensino, negros, quilombolas, indígenas ou que tenham deficiência e renda familiar per capita de até um salário-mínimo