Notícias
Ifal Satuba inicia sua Semana Agrotecnológica
Palestras, minicursos e lançamento de livro marcam o primeiro dia de atividades
"Economia Alagoana ao longo do bicentenário", palestra do professor Cícero Péricles de Oliveira Carvalho, da Ufal.
Um auditório com mais de 200 estudantes, além de servidores e convidados, embalados pelo Hino Nacional em ritmo sertanejo marcaram o primeiro dia e deram o tom do que será a VIII Semana Agrotecnológica do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, iniciada na manhã desta quarta-feira (18).
A cerimônia de abertura contou com a participação de Anselmo Lúcio Aroucha Santos, Diretor Geral do Ifal Campus Satuba; Elton Barros, Diretor de Políticas Estudantis – representando o Reitor do Ifal; Marcelo Malta, vice-prefeito do município de Satuba; Cícero Calazans, representando a Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Auxiliadora Baraldi, Diretora de Ensino do Campus Satuba e André Custódio, coordenador do Curso de Agropecuária do Campus Satuba e presidente da Comissão Organizadora do evento.
Para Anselmo Lucio, diretor do campus, o evento já é um marco importante para o campus. “A Semana Agrotecnológica é um evento integrador do Ifal. É um momento para compartilhar experiências com pesquisadores, alunos e a comunidade em geral. Nós que fazemos a Direção Geral do Campus Satuba parabenizamos e agradecemos de coração aos organizadores, palestrantes, instrutores, apoiadores, alunos e a comunidade do Ifal Satuba pela realização do evento”, afirmou Anselmo.
Após a abertura Álvaro Queiroz da Silva, professor do Ifal Campus Satuba, proferiu a palestra "Alagoas 200 anos", tratando da história e conjuntura política, econômica e social de Alagoas – com análises pontuais sobre os “antes, durante e depois” do processo emancipatório. Com o tema "Economia Alagoana ao longo do bicentenário", o professor Cícero Péricles de Oliveira Carvalho, da Ufal, deu continuidade à programação com informações históricas e dados recentes sobre a economia alagoana.
No período da tarde foram realizadas mais duas palestras: "A energia dos tempos antigos aos dias atuais", do professor Antonio José Ornellas Farias, da Ufal, e “Agricultura Familiar em Alagoas”, do professor Marcos Dantas, da Uneal Campus Arapiraca.
O seis minicursos oferecidos no primeiro dia foram: Contenção de Grandes Animais e Via de Aplicação, com o professor Solon Aguiar; Controle Agroecológico de Pragas em Frutíferas, com o professor José Harlisson Ferro; Apicultura na Prática, com o professor Diogo Barros; Uso de Uréia na Alimentação de Ruminantes, com o professor Rubem Ramos; Experimentando a Física - Articulação de Competências e Habilidades com Experimentos Didáticos, com o professor Valdemir Chaves e Noções Básicas de Microscopia Óptica, com xs biólogxs Genilda Castro e Araken Cavalcante.
Agricultura e sustentabilidade em cordel
Os técnicos em agropecuária, ex-alunos do campus, Luis Eugênio Lessa Bulhões, 22 anos e Valdeí Marcelino da Silva, 23 anos participaram das atividades deste primeiro dia com o lançamento do livro “Horta Vertical no contexto da sustentabilidade – em literatura de cordel”. O livro, que foi ilustrado com xilogravuras de Dório Feitosa, surgiu com o incentivo de Cícero Luiz Calazans de Lima, professor dos jovens no curso de agronomia da Ufal, onde atua há 17 anos. “Eu sempre digo que todos tem potencial – principalmente os jovens. Esse livro vai servir para pessoas que desejam produzir alimentos em sua casa de maneira sustentável em pequenos espaços”, analisa o professor.
Segundo Luis Eugênio o projeto começou em sua segunda semana de curso, quando o professor Calazans os exortou a abordar o tema de uma forma diferenciada. “Escrevi o texto inicial e o Valdeí os ‘cordealizou’. A horta horizontal é simples de ser construída e esse formato de texto é diferente e atrativo”, afirma o estudante. Para Valdeí o cordel reforça o conteúdo com uma forma de comunicação visual e bastante coloquial. “A literatura de cordel é muito próxima da linguagem oral, atingindo mais facilmente as pessoas. Qualquer pessoa entende as orientações e é capaz de construir a horta em pequenos espaços em sua casa”. Explica.
A Semana
A Semana Agrotecnológica do Ifal Campus Satuba, que termina no sábado (21), oferece uma vasta programação que contempla as dimensões de ensino, pesquisa e extensão e recebe profissionais de diversos campi e de outras instituições. Nos quatro dias de duração do evento serão 10 palestras, 26 minicursos, feira de ciências, feira de empreendedorismo e atrações artísticas e culturais, além de exposições e atividades extracurriculares de diversas disciplinas. O evento conta com o apoio no Núcleo de Relações Públicas (Nurpe), do Campus Maceió.
A programação pode ser visualizada no site do evento.