Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba inicia sua Semana Agrotecnológica

Ifal Satuba inicia sua Semana Agrotecnológica

Palestras, minicursos e lançamento de livro marcam o primeiro dia de atividades

por Adriana Cirqueira publicado: 18/10/2017 14h10, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens "Economia Alagoana ao longo do bicentenário", palestra do professor Cícero Péricles de Oliveira Carvalho, da Ufal.

Um auditório com mais de 200 estudantes, além de servidores e convidados, embalados pelo Hino Nacional em ritmo sertanejo marcaram o primeiro dia e deram o tom do que será a VIII Semana Agrotecnológica do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba, iniciada na manhã desta quarta-feira (18).

A cerimônia de abertura contou com a participação de Anselmo Lúcio Aroucha Santos, Diretor Geral do Ifal Campus Satuba; Elton Barros, Diretor de Políticas Estudantis – representando o Reitor do Ifal; Marcelo Malta, vice-prefeito do município de Satuba; Cícero Calazans, representando a Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Auxiliadora Baraldi, Diretora de Ensino do Campus Satuba e André Custódio, coordenador do Curso de Agropecuária do Campus Satuba e presidente da Comissão Organizadora do evento.

Para Anselmo Lucio, diretor do campus, o evento já é um marco importante para o campus. “A Semana Agrotecnológica é um evento integrador do Ifal. É um momento para compartilhar experiências com pesquisadores, alunos e a comunidade em geral. Nós que fazemos a Direção Geral do Campus Satuba parabenizamos e agradecemos de coração aos organizadores, palestrantes, instrutores, apoiadores, alunos e a comunidade do Ifal Satuba pela realização do evento”, afirmou Anselmo.

Após a abertura Álvaro Queiroz da Silva,  professor do Ifal Campus Satuba,  proferiu a palestra "Alagoas 200 anos", tratando da história e conjuntura política, econômica e social de Alagoas – com análises pontuais sobre os “antes, durante e depois” do processo emancipatório. Com o tema "Economia Alagoana ao longo do bicentenário", o professor Cícero Péricles de Oliveira Carvalho, da Ufal, deu continuidade à programação com informações históricas e dados recentes sobre a economia alagoana.

No período da tarde foram realizadas mais duas palestras: "A energia dos tempos antigos aos dias atuais", do professor Antonio José Ornellas Farias, da Ufal, e “Agricultura Familiar em Alagoas”, do professor Marcos Dantas, da Uneal Campus Arapiraca.

O seis minicursos oferecidos no primeiro dia foram: Contenção de Grandes Animais e Via de Aplicação, com o professor Solon Aguiar; Controle Agroecológico de Pragas em Frutíferas, com o professor José Harlisson Ferro; Apicultura na Prática, com o professor Diogo Barros; Uso de Uréia na Alimentação de Ruminantes, com o professor Rubem Ramos; Experimentando a Física - Articulação de Competências e Habilidades com Experimentos Didáticos, com o professor Valdemir Chaves e Noções Básicas de Microscopia Óptica, com xs biólogxs Genilda Castro e Araken Cavalcante.

Agricultura e sustentabilidade em cordel

Os técnicos em agropecuária, ex-alunos do campus, Luis Eugênio Lessa Bulhões, 22 anos e Valdeí Marcelino da Silva, 23 anos participaram das atividades deste primeiro dia com o lançamento do livro “Horta Vertical no contexto da sustentabilidade – em literatura de cordel”. O livro, que foi ilustrado com xilogravuras de Dório Feitosa, surgiu com o incentivo de Cícero Luiz Calazans de Lima, professor dos jovens no curso de agronomia da Ufal, onde atua há 17 anos. “Eu sempre digo que todos tem potencial – principalmente os jovens. Esse livro vai servir para pessoas que desejam produzir alimentos em sua casa de maneira sustentável em pequenos espaços”, analisa o professor.

Segundo Luis Eugênio o projeto começou em sua segunda semana de curso, quando o professor Calazans os exortou a abordar o tema de uma forma diferenciada. “Escrevi o texto inicial e o Valdeí os ‘cordealizou’. A horta horizontal é simples de ser construída e esse formato de texto é diferente e atrativo”, afirma o estudante. Para Valdeí o cordel reforça o conteúdo com uma forma de comunicação visual e bastante coloquial. “A literatura de cordel é muito próxima da linguagem oral, atingindo mais facilmente as pessoas. Qualquer pessoa entende as orientações e é capaz de construir a horta em pequenos espaços em sua casa”. Explica.

A Semana

A Semana Agrotecnológica do Ifal Campus Satuba, que termina no sábado (21), oferece uma vasta programação que contempla as dimensões de ensino, pesquisa e extensão e recebe profissionais de diversos campi e de outras instituições. Nos quatro dias de duração do evento serão 10 palestras, 26 minicursos, feira de ciências, feira de empreendedorismo e atrações artísticas e culturais, além de exposições e atividades extracurriculares de diversas disciplinas. O evento conta com o apoio no Núcleo de Relações Públicas (Nurpe), do Campus Maceió.

A programação pode ser visualizada no site do evento.