Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba inicia a preparação para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Ifal Satuba inicia a preparação para a Olimpíada de Língua Portuguesa

por Adriana Cirqueira publicado: 13/05/2016 12h47, última modificação: 16/10/2023 10h58

Alunos dos primeiros anos do curso de Agropecuária do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas participaram, na última quarta-feira, da primeira oficina de produção textual da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o futuro e concorrerá na categoria "Crônica". Esta oficina sobre o gênero textual foi desenvolvida a partir do áudio e da leitura da "A Última Crônica", de Fernando Sabino.

Com o tema “O lugar onde Vivo”, a OLP pretende, além de auxiliar na ampliação das competências na linguagem escrita e leitura, contribuir para um aprofundamento do conhecimento sobre a realidade da comunidade na busca de melhores relações e no desenvolvimento da cidadania.

A professora de Língua Portuguesa, Beatriz Leite, responsável pela oficina, enxerga com otimismo a participação dos alunos na OLP, principalmente por causa do gênero textual trabalhado. "A maioria de nossos alunos não gosta muito de ler e escrever. Por acreditar que esse é um gênero muito criativo que busca a realidade do dia a dia, creio que o interesse será maior", analisa Beatriz.

Beatriz afirmou ainda que o desafio de ajudar seus alunos a aperfeiçoarem suas práticas de leitura e escrita foi o que motivou sua inscrição na olimpíada. “Trabalharemos com base no caderno do professor, que apresenta uma sequência didática com várias etapas”, afirma a professora, confiante que, com orientação e dedicação, haverá melhoria nas produções textuais.

As oficinas seguem até agosto, quando será escolhido, pela Comissão Julgadora da instituição, uma única crônica que representará o Campus Satuba na etapa municipal da olimpíada. Seguindo o cronograma, haverá a fase estadual, a regional e, finalmente, a nacional.

A Olimpíada de Língua Portuguesa

Fruto de uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Fundação Itaú Social, a OLP é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A OLP integra o Programa Escrevendo o Futuro, que realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além de disponibilizar diversos subsídios visando contribuir para a melhoria do ensino nas escolas públicas do país. Maiores informações em https://www.escrevendoofuturo.org.br/