Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba inaugura laboratórios de Biologia e Agricultura

Ifal Satuba inaugura laboratórios de Biologia e Agricultura

publicado: 22/04/2019 12h29, última modificação: 16/10/2023 10h58

O Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba inaugurou, na manhã desta segunda-feira (22), mais dois laboratórios:  o laboratório de Biologia e o de Agricultura. Para celebrar a entrega dos espaços à comunidade escolar, Auxiliadora Baraldi, diretora de ensino do campus, organizou um café da manhã para reunir os servidores, apresentar os ambientes e comemorar o início das atividades.

A professora Ariadne Aguiar foi responsável pelo projeto arquitetônico dos laboratórios e Tassyano Feitosa foi o engenheiro responsável pela obra. "Com a reforma e ampliação do espaço no antigo almoxarifado conseguimos colocar esses laboratórios contíguos aos demais e próximos às salas de aula. O mobiliário fixo também barateou a obra desses espaços essenciais ao ensino e projetos de pesquisa e extensão", analisou Ariadne.

Para Mario Toledo, professor de Biologia do Ifal há quase 9 anos, as aulas no laboratório propiciam o robustecimento do conhecimento ao aliar teoria e prática. "A possibilidade de visualizar e entender a dimensão de uma célula e conhecer meios de cultura para microorganismos, por exemplo, ampliam as possibilidades de aprendizado pois o aluno visualiza o que antes era invisível. O que era só imaginação passa a ser real", explicou o professor.

Genilda Castro de Omena, técnica de laboratório do campus, explicou que as atividades desenvolvidas nos laboratórios tornam o aprendizado um processo de construção atraente e amplia as possibilidades de produção de conhecimento. "No laboratório de Biologia os estudantes, além de associar conceitos vistos na sala de aula com a experimentação, tem um espaço disponível para pesquisas que utilizem a microscopia como ferramenta de análise. Já o de Agronomia é um ambiente destinado a inserir o discente em projetos de pesquisa, produzir conhecimento voltado as atividades do campo e oferecer novas perspectivas de conhecimento e aprendizagem", complementou.

José Antônio da Silva Madalena acredita que o laboratório de Agronomia veio em boa hora para conciliar ensino e pesquisa. O professor salientou que o espaço será muito importante para a fixação dos conteúdos, principalmente para que os alunos conheçam as análises de laboratório para solo e plantas, além de servir também para a zootecnia.

Ao receber os visitantes no laboratório de Biologia, Auxiliadora afirmou os laboratórios são fruto do trabalho de diversos servidores. "Eu gostaria de agradecer o trabalho de Ariadne e Tassyiano, com o projeto e a obra e o empenho dos professores das disciplinas envolvidas e dos técnicos de laboratório", pontuou Auxiliadora.