Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba faz história com aula inaugural da primeira turma do Pronera em Agroindústria
conteúdo

Notícias

Ifal Satuba faz história com aula inaugural da primeira turma do Pronera em Agroindústria

Evento reúne diversas instituições ligadas à agricultura e à reforma agrária
publicado: 02/02/2026 12h25, última modificação: 02/02/2026 13h03

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) consolidou um marco histórico em sua política de extensão e inclusão produtiva ao realizar, na última sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, às 14h, a aula inaugural do Curso Técnico Subsequente em Agroindústria. O evento, ocorrido no auditório do Campus Satuba, oficializa a primeira oferta educacional da instituição viabilizada pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), fruto de uma cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A chegada do curso ao campus reflete um movimento planejado de aproximação institucional. O projeto começou a ser gestado ainda em 2023, nascendo de diálogos, escutas ativas e, sobretudo, do reconhecimento de que o Ifal precisava estreitar seus laços com a agricultura familiar e com os sujeitos do campo que produzem alimento, conhecimento e Mística MSTresistência diariamente. Essa iniciativa representa a expressão do compromisso social do Instituto em promover uma educação conectada com a realidade dos territórios.

No início do evento, a Animação do MST, grupo que se forma em todas as formações do movimento, realizou a apresentação de diversas canções da música popular brasileira e, após a abertura, dois grupos se apresentaram no momento cultural da solenidade: foi realizada a Mística do MST seguida de um trecho da peça Morte e Vida Severina: da terra à terra, fruto de um projeto de ensino do campus.

A abertura da solenidade, conduzida pelo reitor Carlos Guedes, contou com uma mesa de honra representativa, unindo a gestão educacional, o poder público e os movimentos sociais. Além do reitor e da diretora-geral Uilliane Faustino, compuseram a mesa: Gilberto da Cruz Gouveia Neto, Pró-reitor de Extensão do Ifal; Paulo Fernando dos Santos (Paulão), Deputado Federal; Fabrício Dias, chefe da divisão de Educação do Incra; Débora Nunes, dirigente nacional do
Morte e Vida SeverinaMST; Peterson Barbosa de Melo, coordenador geral do Curso Técnico em Agroindústria (Pronera); Tereza Nelma,   Secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência; Junior Rodrigues, superintendente do Incra; Ronaldo Targino, representando a  Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri/Alagoas), Teca Nelma, vereadora de Maceió, e Jaqueline Albuquerque, representante dos/as estudantes da turma.

Em seu discurso durante a mesa de abertura, a diretora-geral do Campus Satuba, Uilliane Faustino de Lima, destacou a emoção e o esforço coletivo envolvido na concretização deste sonho: "Hoje vivenciamos um momento histórico para o Ifal Campus Satuba. Damos início ao primeiro curso técnico ofertado na modalidade Pronera, um marco que nos enche de orgulho e, ao mesmo tempo, de responsabilidade. Este curso é fruto de um desejo coletivo. Muitas mãos se dedicaram à sua construção, acreditaram que era possível e fizeram acontecer. A vocês, estudantes, desejamos que este seja um espaço de aprendizado, de troca e de fortalecimento. Que o Ifal Satuba seja também a casa de vocês".

Mesa de aberturaO proreitor Gilberto Neto agradeceu a todas as instituições envolvidas e a firmou que com esse movimento coletivamente construido, o Ifal reafirma o seu compromisso com a educação e com a justiça social. "Foram muitas conversas e muito esforço de diversas pessoas em diversos setores. Agradeço a todos os envolvidos para que estívessemos aqui hoje. Este é um momento de muita alegria. Sonho que se sonha só é apenas sonho, mas quando é sonhado em conjunto, é realidade", pontuou Gilberto.

Peterson Barbosa de Melo, coordenador geral do curso, afirmou que a aula inaugural foi um marco para a instituição, pois sinaliza o início da primeira turma de um curso modalidade Pronera em todo o Ifal. "Expresso meus agradecimentos às autoridades presentes e a todos os envolvidos na realização do curso, destacando o trabalho conjunto de professores, equipes administrativas e todos que contribuíram para essa conquista", pontuou. Peterson reforçou ainda a importância do curso para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, deixando uma mensagem de incentivo e perseverança, encorajando os estudantes a superarem os desafios e a seguirem firmes até a conclusão do curso.

Estudantes e autoridadesReforçando a importância da política pública, o reitor do Ifal, Carlos Guedes de Lacerda, celebrou a garantia da educação formal aos trabalhadores rurais. "O Ifal tem muito orgulho de ofertar a 1ª turma do Pronera no Campus Satuba. Programa fundamental para o Brasil e que garante educação formal a trabalhadores rurais assentados, combatendo o analfabetismo e a baixa escolaridade no campo. Nosso agradecimento a todas as pessoas envolvidas e de forma especial ao deputado Paulão, que desde o início contribuiu para essa oferta", declarou o reitor.

Para mais informações sobre o curso visite a página específica no site do Ifal em  https://www2.ifal.edu.br/campus/satuba/ensino/cursos/tecnicos-subsequentes/agroindustria