Notícias
Ifal Satuba faz história com aula inaugural da primeira turma do Pronera em Agroindústria
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) consolidou um marco histórico em sua política de extensão e inclusão produtiva ao realizar, na última sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, às 14h, a aula inaugural do Curso Técnico Subsequente em Agroindústria. O evento, ocorrido no auditório do Campus Satuba, oficializa a primeira oferta educacional da instituição viabilizada pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), fruto de uma cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A chegada do curso ao campus reflete um movimento planejado de aproximação institucional. O projeto começou a ser gestado ainda em 2023, nascendo de diálogos, escutas ativas e, sobretudo, do reconhecimento de que o Ifal precisava estreitar seus laços com a agricultura familiar e com os sujeitos do campo que produzem alimento, conhecimento e
resistência diariamente. Essa iniciativa representa a expressão do compromisso social do Instituto em promover uma educação conectada com a realidade dos territórios.
No início do evento, a Animação do MST, grupo que se forma em todas as formações do movimento, realizou a apresentação de diversas canções da música popular brasileira e, após a abertura, dois grupos se apresentaram no momento cultural da solenidade: foi realizada a Mística do MST seguida de um trecho da peça Morte e Vida Severina: da terra à terra, fruto de um projeto de ensino do campus.
A abertura da solenidade, conduzida pelo reitor Carlos Guedes, contou com uma mesa de honra representativa, unindo a gestão educacional, o poder público e os movimentos sociais. Além do reitor e da diretora-geral Uilliane Faustino, compuseram a mesa: Gilberto da Cruz Gouveia Neto, Pró-reitor de Extensão do Ifal; Paulo Fernando dos Santos (Paulão), Deputado Federal; Fabrício Dias, chefe da divisão de Educação do Incra; Débora Nunes, dirigente nacional do
MST; Peterson Barbosa de Melo, coordenador geral do Curso Técnico em Agroindústria (Pronera); Tereza Nelma, Secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência; Junior Rodrigues, superintendente do Incra; Ronaldo Targino, representando a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri/Alagoas), Teca Nelma, vereadora de Maceió, e Jaqueline Albuquerque, representante dos/as estudantes da turma.
Em seu discurso durante a mesa de abertura, a diretora-geral do Campus Satuba, Uilliane Faustino de Lima, destacou a emoção e o esforço coletivo envolvido na concretização deste sonho: "Hoje vivenciamos um momento histórico para o Ifal Campus Satuba. Damos início ao primeiro curso técnico ofertado na modalidade Pronera, um marco que nos enche de orgulho e, ao mesmo tempo, de responsabilidade. Este curso é fruto de um desejo coletivo. Muitas mãos se dedicaram à sua construção, acreditaram que era possível e fizeram acontecer. A vocês, estudantes, desejamos que este seja um espaço de aprendizado, de troca e de fortalecimento. Que o Ifal Satuba seja também a casa de vocês".
O proreitor Gilberto Neto agradeceu a todas as instituições envolvidas e a firmou que com esse movimento coletivamente construido, o Ifal reafirma o seu compromisso com a educação e com a justiça social. "Foram muitas conversas e muito esforço de diversas pessoas em diversos setores. Agradeço a todos os envolvidos para que estívessemos aqui hoje. Este é um momento de muita alegria. Sonho que se sonha só é apenas sonho, mas quando é sonhado em conjunto, é realidade", pontuou Gilberto.
Peterson Barbosa de Melo, coordenador geral do curso, afirmou que a aula inaugural foi um marco para a instituição, pois sinaliza o início da primeira turma de um curso modalidade Pronera em todo o Ifal. "Expresso meus agradecimentos às autoridades presentes e a todos os envolvidos na realização do curso, destacando o trabalho conjunto de professores, equipes administrativas e todos que contribuíram para essa conquista", pontuou. Peterson reforçou ainda a importância do curso para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, deixando uma mensagem de incentivo e perseverança, encorajando os estudantes a superarem os desafios e a seguirem firmes até a conclusão do curso.
Reforçando a importância da política pública, o reitor do Ifal, Carlos Guedes de Lacerda, celebrou a garantia da educação formal aos trabalhadores rurais. "O Ifal tem muito orgulho de ofertar a 1ª turma do Pronera no Campus Satuba. Programa fundamental para o Brasil e que garante educação formal a trabalhadores rurais assentados, combatendo o analfabetismo e a baixa escolaridade no campo. Nosso agradecimento a todas as pessoas envolvidas e de forma especial ao deputado Paulão, que desde o início contribuiu para essa oferta", declarou o reitor.
Para mais informações sobre o curso visite a página específica no site do Ifal em https://www2.ifal.edu.br/campus/satuba/ensino/cursos/tecnicos-subsequentes/agroindustria