Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba comemora 107 anos de existência

Ifal Satuba comemora 107 anos de existência

publicado: 29/08/2018 16h14, última modificação: 16/10/2023 10h58

A data de aniversário é 30 de agosto, mas a comemoração dos 107 anos do Ifal Satuba será na próxima sexta-feira (31), juntamente com a do Dia do Estudante e do encerramento do primeiro semestre letivo de 2018.

A programação consta de um Show de Talentos, às 9h30, promovido pelo Grêmio Estudantil Miguel Guedes, com a participação de alunos e servidores; às 12h, será realizado um almoço especial e, às 13h30,cantaremos os parabéns e partiremos um bolo comemorativo.

Breve Resumo da História do Câmpus Satuba

Pode-se considerar como a gênese do Campus Satuba do IFAL a doação da Usina Wanderley à Sociedade de Agricultura Alagoana, através do Decreto nº 346, do governador de Alagoas, Joaquim Paulo Vieira Malta, em 7 de outubro de 1905. A partir de então, foi implantada no local uma Estação Agronômica, dotada de campo de experiências e demonstrações, bem como de um posto zootécnico, sob a direção do agrônomo Miguel Guedes Nogueira. Esta entidade precursora pioneira começou a preparar mão-de-obra qualificada para o campo, como feitores e administradores de propriedades rurais, além de ministrar cursos de formação de pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro, entre outros.

Em 1911, a Estação Agronômica é transformada em Patronato Agrícola de Alagoas. Em 1934, o Patronato é transformado em Aprendizado Agrícola de Alagoas; em 1939,recebe a denominação de  Aprendizado Agrícola Floriano Peixoto. Em 1943, o Aprendizado passa a oferecer três níveis de cursos: Curso Básico, Curso Rural e Curso de Adaptação.

Em 1947, o Aprendizado recebe a denominação de Escola Agrícola Floriano Peixoto. Em 1957, a Escola passa a oferecer o Curso Técnico em Agricultura, com sua primeira turma formada em 1960, e recebe a denominação de Escola Agrotécnica Floriano Peixoto. Nova denominação surge em 1964, quando a Escola passa a ser chamar Colégio Agrícola Floriano Peixoto , oferecendo também os cursos de Iniciação e Mestria Agrícola.

Em 1979, houve a unificação nacional do título novo do curso, que passou a chamar-se Curso Técnico em Agropecuária, e a Instituição recebe a denominação de Escola Agrotécnica Federal de Satuba/AL. E, finalmente, em 2008, IFAL Campus Satuba.