Notícias
Ifal Satuba capacita professores da rede municipal para o uso de Inteligência Artificial na educação
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Satuba, deu início a uma importante iniciativa de capacitação voltada para os/as professores/as da rede pública de ensino. O curso de extensão “Inteligência Artificial como Recurso Pedagógico: Teoria e Prática”, aprovado pelo Edital PROEX nº 12/2025, visa preparar os/as docentes para integrar o uso crítico e criativo de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em suas práticas pedagógicas.
Com 30 horas de duração, a formação é coordenada pelo servidor Everton Marques e acontece em seis encontros presenciais, aos sábados, no Laboratório de Informática do campus, e com atividades assíncronas no Google Classroom. A primeira aula, realizada no último sábado (23), mergulhou os/as participantes nos conceitos e aplicações do ChatGPT, além de explorar o potencial do BookCreator para a criação de livretos digitais.
De acordo com Everton, o entusiasmo dos/das participantes é notável. O professor destacou que foi inspirador presenciar a motivação dos/das professores/as, que dedicaram seu sábado para aprimorar suas práticas pedagógicas. “Essa disposição é muito significativa”, ressaltou o coordenador, que já recebeu feedbacks bastante positivos. “Os participantes já demonstram grande expectativa para as próximas etapas”, afirmou.
Everton frisou o importante apoio da estudante do 2º ano do curso técnico em Agropecuária, Thalita Ribeiro, na iniciativa, atuando como bolsista, ela tem sido fundamental no auxílio aos cursistas, orientando-os em dúvidas técnicas e atividades.
Nas próximas semanas, os/as 25 docentes participantes da ação terão contato com outras ferramentas como Gemini,
Wayground, Perplexity, Gamma e Canva, além de oficinas sobre ética, legislação e planejamento de aulas com IA.
Ao final do curso, espera-se que os/as professores/as estejam aptos a criar aulas mais dinâmicas, produzir materiais didáticos diversificados e desenvolver atividades inovadoras, fortalecendo a parceria entre o Ifal e a Prefeitura de Satuba, e formando uma rede colaborativa de troca de experiências.