Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > IFAL Satuba acredita em bons resultados na OBMEP 2016

IFAL Satuba acredita em bons resultados na OBMEP 2016

por Adriana Cirqueira publicado: 28/04/2016 08h04, última modificação: 16/10/2023 10h58

O Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) se prepara para mais uma Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A instituição está inscrita e, apesar de não trabalhar com aulas específicas para a OBMEP, os professores de Matemática do campus estão animados pelo número de alunos que obtêm certificações.

A OBMEP é realizada em duas fases. A primeira é aplicada nas próprias escolas e é composta por provas com 20 questões de múltipla escolha. Nessa fase é a escola participante que faz as correções, de acordo com os gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP. São selecionados aproximadamente 5% dos inscritos que obtiverem as melhores pontuações por escola em cada nível.

Existem três níveis de prova. No IFAL Satuba são aplicadas as de nível 3, relativas ao ensino médio. Na segunda fase as avaliações acontecem em locais definidos pela coordenação da OBMEP e são compostas de seis questões dissertativas (constando o registro dos cálculos para a obtenção das respostas). As provas são corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

De acordo Wellington Manoel da Silva, que coordena os trabalhos relacionados à OBMEP no campus, foi realizada a inscrição de todos os alunos matriculados no ensino médio. “Todas as turmas participam. Neste ano, por exemplo, foram inscritos 500 alunos", afirma. Wellington explica ainda que não existe uma nota mínima para que o aluno avance para a segunda fase, sendo seguida a ordem de classificação.

Apesar dos horários restritos alguns professores reservam um tempo para auxiliar os alunos que avançam na competição. No ano passado, o professor de Matemática Adriano Araújo Costa, ministrou três aulas específicas para a OBMEP, com duas horas de duração cada, para os 25 alunos selecionados para a segunda fase. Cinco deles receberam o Certificado de Menção Honrosa: Carla Alessandra da Silva Correia, Salmo Sullyvan Avelino dos Santos, Rebecca Azevedo Severiano, Talwane Couto dos Santos e Lucas Cardoso Ferreira da Silva - todos do curso de Agropecuária.

O IFAL Satuba participa da OBMEP deste a primeira edição - quando ainda era a Escola Agrotécnica Federal de Satuba. Nesses dez anos obteve 23 certificações de menção honrosa e uma medalha de bronze, conquistada por Gleidson Pereira de Oliveira, em 2008. Teofanes José Cabral da Silva, que recebeu uma menção honrosa na 8ª edição da olimpíada, hoje é graduando em Matemática na UFAL

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que acontece deste 2005, é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

A primeira fase da OBMEP 2016 será no dia 7 de junho, e a segunda, no dia 10 de setembro. Os resultados serão divulgados em 30 de novembro, através do site da Olimpíada (www.obmep.org.br).

No endereço eletrônico da OBMEP são encontradas informações mais específicas, além de explicações sobre o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), o Portal da Matemática, os Clubes de Matemática, o OBMEP na Escola e os Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI).