Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal promove formação na área das Ciências da Religião

Ifal promove formação na área das Ciências da Religião

As inscrições para a formação “A religião como agenda pública no tempo presente” estão abertas
por Adriana Cirqueira publicado: 01/11/2023 12h50, última modificação: 03/11/2023 13h49

O Núcleo de Estudos da Religião na Educação e Sociedade, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está ofertando a formação “A religião como agenda pública no tempo presente”, que terá como base o tripé teoria, prática e reflexão. O evento, que ocorrerá no formato virtual, recebe inscrições até o dia 29 de novembro e tem como público-alvo servidores, estudantes e público externo.

De acordo com Hugo Brandão a formação tem como objetivo promover o debate e a produção científica relacionados à religião e suas conexões com a sociedade brasileira e a educação: "Visa ampliar a compreensão do fenômeno religioso nas diferentes esferas sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais, especialmente entre os professores que lecionam Ensino Religioso, bem como outros participantes, servidores, estudantes, pesquisadores em geral, com o propósito de fomentar a compreensão do fenômeno religioso nas sociedades e promover a pluralidade religiosa, a liberdade de crença e o diálogo inter-religioso".

O curso será realizado no período de 01 a 24 de dezembro, por meio de encontros online na plataforma Meet e o link dos seminários serão enviados via email cadastrado no momento da inscrição. Com um total de 80 horas, a formação será dividida em quatro seminários de 20 horas cada, ocorrendo semanalmente nas sextas-feiras, a partir das 19h. Haverá certificação.

Hugo explica que as metas do curso incluem refletir sobre a importância da religião na sociedade e seu impacto nas relações sociais, na formação cidadã e para o mundo do trabalho; analisar a religião nos espaços educacionais e em diferentes áreas do conhecimento; incentivar o respeito pela diversidade religiosa, promover atividades interdisciplinares, entre outros. "Destaca-se a importância de abordar o fenômeno religioso em um mundo multicultural, onde o fundamentalismo religioso e a intolerância são desafios significativos", analisa o docente.

Tendo como base a interligação entre teoria, prática e reflexão, fomentando espaços de diálogo para o ensino-aprendizagem e a produção de conhecimento, a formação busca promover uma educação crítica, libertadora e transgressiva, impactando a formação de cidadãos autônomos e conscientes.

A proposta visa aprofundar a compreensão do fenômeno religioso, promover o diálogo inter-religioso e estimular a pesquisa e ações concretas contra o fundamentalismo, preconceitos e intolerâncias religiosas na sociedade. "O curso é apresentado como uma oportunidade para despertar o interesse pelo tema e para contribuir para a disseminação do conhecimento científico em um contexto em que a ciência tem enfrentado desafios e conflitos" pontua Hugo.

Hugo esclarece que a formação tem uma abordagem centrada no diálogo e na discussão, tendo como principal objetivo  formar professores e cidadãos que possam compreender o fenômeno religioso de maneira tolerante e respeitosa. "Esta formação se relaciona diretamente com os princípios e documentos formais do Instituto Federal de Alagoas e contribui para a gestão pública, formando cidadãos capazes de exercer a cidadania com competência; buscando promover uma educação abrangente, envolvendo formação profissional, pedagógica, técnica e científica, com uma abordagem humanista e axiológica", finaliza o professor.

As inscrições e a programação da atividade está disponível no site do evento, onde também estão sendo realizadas as inscrições.

Site do Evento