Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal divulga abertura de inscrições para o Proeja 2019

Ifal divulga abertura de inscrições para o Proeja 2019

80% das vagas são destinadas a estudantes oriundos de escolas públicas

por Adriana Cirqueira publicado: 30/01/2019 10h37, última modificação: 16/10/2023 10h58

Começam no dia 04 de fevereiro as inscrições para o processo seletivo de ingresso aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Profissional na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba para o ano letivo de 2019. Estão sendo ofertadas 80 vagas para os cursos de Processamento de Alimentos (40) e Informática (40). As aulas são no período noturno e o estudante fará o ensino médio de forma integrada ao curso escolhido.

Para participar do processo seletivo o/a interessado/a deve ter concluído o Ensino Fundamental ou concluí-lo até a data da matrícula; ter idade mínima de 18 anos completos até o dia da matrícula e não ter concluído o Ensino Médio. Nesta seleção, 80% das vagas serão destinadas a estudantes que cursaram todo o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) em escola da Rede Pública. Conforme a Política de Ações Afirmativas essas vagas obedecerão a divisão das vagas reservadas descrita no edital.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição e entrega de documentos pelo candidato ou seu representante legal, no período de 04 a 08 de fevereiro, nos períodos vespertino (13h30 as 17h) e noturno (18h as 21h).

Realizado em etapa única, o processo seletivo simplificado obedecerá os seguintes critérios: faixa etária (maior pontuação para pessoas com idade mais avançada) e escolaridade (maior pontuação para pessoas que terminaram o Ensino Fundamental a mais tempo). A lista dos documentos necessários para a inscrição, as especificações das Ações Afirmativas (cotas) e demais informações podem ser acessadas do edital do processo seletivo. O endereço do Campus Satuba do Ifal, localizado na região metropolitana de Maceió, é Rua 17 de agosto, s/n – Zona Rural de Satuba.

O resultado final será divulgado no dia 14 de fevereiro pelo Sistema de Exames de Seleção do Ifal, no site e nos murais do Campus Satuba. Os/as candidatos (as) classificados (as) deverão efetuar a matrícula na Coordenação de Registro Acadêmico do campus, no período de 18 a 20 de fevereiro, no mesmo horário das inscrições e deverão entregar duas fotos 3x4 recentes.

Edital nº 03/2019/DSI/PROEN-IFAL, de 10/01/2019

Proeja

Com o objetivo oferecer oportunidade de conclusão da educação básica integrada à formação profissional àqueles que não tiveram acesso ao ensino médio na idade regular, o Proeja foi criado 2005 como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e ampliado em 2006, passando a se chamar Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).