Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal debate o Future-se em mais uma Audiência Pública

Ifal debate o Future-se em mais uma Audiência Pública

por Adriana Cirqueira publicado: 18/11/2019 12h20, última modificação: 16/10/2023 10h59

Acontece nesta terça-feira (19), a partir das 9h30, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Maceió, mais uma audiência pública sobre o Future-se, um projeto do Ministério da Educação (MEC) para captação de recursos para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

O programa Future-se é de adesão voluntária e, segundo o site do Mec, teria  o "objetivo de dar maior autonomia financeira a universidades e institutos federais por meio do fomento à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo".  Dada a importância do tema e a necessidade de informação de qualidade para subsidiar o debate, o Instituto Federal de Alagoas e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas convidam toda a comunidade acadêmica a participar e entender a proposta.

Lançado em julho, o Future-se  foi submetido pelo MEC à uma Consulta Pública e posteriormente reformulado em alguns pontos. O Ministério Público Federal ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça para que o MEC refaça a Consulta Pública sobre o programa, obedecendo as regras próprias estabelecidas pela legislação específica.  Maiores informações no site do MPF.

Clique aqui para acessar a Minuta do Future-se

Manifestações de algumas Universidades Federais sobre o Programa Future-se