Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba vence concurso de Inovação Científica na 4ª Sinpete da Ufal
conteúdo

Notícias

Ifal Campus Satuba vence concurso de Inovação Científica na 4ª Sinpete da Ufal

o 1º lugar foi obtido na categoria "Pesquisa Inovadora"
por Adriana Cirqueira publicado: 28/11/2025 09h05, última modificação: 28/11/2025 09h49
Exibir carrossel de imagens Cleylton - Coordenação de Pesquisa Campus Satuba

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba foi premiado no Concurso InovaEdu, garantindo o 1º lugar em uma das categorias na 4ª Edição da Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete 2025), com o tema "Oceano, ciência e sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo", ocorrida no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió-AL, no último mês de outubro.

A Sinpete 2025 promoveu ações de estímulo ao protagonismo, à criatividade, ao raciocínio científico e à inovação no âmbito escolar, visando o desenvolvimento sustentável. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), sendo voltado para estudantes e professores/as da educação infantil ao ensino médio. O Concurso InovaEdu (Chamada nº 37/2025), no qual o Campus Satuba participou, teve o objetivo de premiar pesquisas, produtos inovadores e práticas educacionais desenvolvidas no âmbito das escolas de Educação Básica e das Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, no estado de Alagoas.

PibitiO trabalho do Ifal Campus Satuba obteve a classificação final de 1º lugar na categoria Pesquisa Inovadora - Médio - Técnico, com o projeto "3DSENSOCHEM - Desenvolvimento de Sensores Colorimétricos Utilizando Impressora 3D". Os/as proponentes responsáveis pelo trabalho foram Alicia Sofia Torres Tavares, José Ricardo Sidrack Silva Vieira, Karine Lopes Calheiros e Cleylton Bezerra Lopes.

Como premiação, a equipe participará do Laboratório de Mentoria (LabMent). O LabMent terá duração de 3 meses, com uma carga horária total de 42 horas, distribuídas em atividades individuais e coletivas. A mentoria oferecerá orientação especializada para a sistematização dos resultados e a produção de um livreto, que será publicado na 4ª Edição da Coleção Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável.

De acordo Cleylton Bezerra Lopes, coordenador de pesquisa do campus, Satuba também participou com projetos na categoria Produto Inovador - Médio - Técnico com os trabalhos: 'Ecomats - Tatames Sustentáveis1, proposto por Jéssica Almeida Barros da Silva, Yasmim Sabrina Praxedes da Silva, Araken Cavalcante Neto e José Jadilson Nunes de Macedo; e 1Desenvolvimento e Construção de Modelos Tridimensionais Didáticos para o Aprendizado de Microbiologia1, proposto por Guilherme de Oliveira Santos, Priscila Ferreira Soares, Araken Cavalcante Neto e Genilda Castro de Omena Neta.

SocioeducaO campus participou ainda de outras modalidades, entre elas os pôsteres: 'Análise Bibliométrica da Produção Científica sobre o Ensino de Física: Resultados Preliminares',  'Socieduca: Planos de Aula para Transformar o Mundo', e  'Entomofauna Edáfica Associada ao Sistema Agroflorestal e Monoculturas no Ifal Campus Satuba, Alagoa'.

Cleylton frisou sua satisfação em ver o aumento da participação e das premiações em nossos trabalhos. "Esse resultado mostra que estamos no caminho certo e serve de incentivo para os demais estudantes do campus.  Além disso, como orientador do trabalho premiado, sinto grande alegria pelo desempenho dos alunos envolvidos. Esse reconhecimento reforça nossa responsabilidade em aprimorar ainda mais nossas pesquisas para os próximos eventos científicos", complementou.

Ao parabenizar os/as envolvidos/as em mais uma importante realização na área de pesquisa e inovação do campus, Uilliane Faustino de Lima, diretora-geral do Ifal Satuba, afirmou que "A conquista do primeiro lugar reafirma a excelência do trabalho desenvolvido por nossos servidores e estudantes, fortalecendo o compromisso do Ifal Satuba com a inovação, a ciência e a educação pública de qualidade".