Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba realiza momento de acolhimento para marcar início do ano letivo
conteúdo

Notícias

Ifal Campus Satuba realiza momento de acolhimento para marcar início do ano letivo

Programação integrou estudantes, familiares e servidores e realizou visitas pela estrutura da unidade
por Adriana Cirqueira publicado: 04/03/2026 11h39, última modificação: 04/03/2026 13h44

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba iniciou oficialmente as atividades do ano letivo de 2026 na última segunda-feira (02). A recepção aos novos estudantes e seus responsáveis ocorreu no Espaço Multieventos. A programação teve início às 07h30 com a recepção dos(as) discentes com apresentações culturais onde estudantes realizaram performances musicais e depoimentos sobre trajetória acadêmica e oportunidades oferecidas no campus,  evidenciando o protagonismo estudantil incentivado pela instituição,

Na abertura oficial, ocorreram as falas de boas-vindas da diretora geral, Uilliane Faustino, do diretor de ensino (DE), Pedro Juvêncio, do chefe do Departamento de Apoio Acadêmico (DAA), José Roberto, da coordenadora do Curso de Agroindústria, Ágda Cristhiane, da chefe do Departamento de Assistência Estudantil (DAE), Francine Lopes, da coordenadora do Polo Olímpico de Astronomia e Astronáutica (POAA), Norma Candida, e do estudante José Anthony, presidente do Gremio Estudantil Nena Cavalcante (Genc). O servidor Manoel Silva também se dirigiu aos presentes para pontuar a importância do ingresso na instituição de estudantes do programa "Partiu IF".

Lançamento de foguete (2).pngApós a recepção na Multieventos, os(as) presentes acompanharam a atividade promovida pelo POAA, que realizou o lançamento de foguetes no campo de futebol. Para Norma, a presença do polo na recepção dos novos estudantes "foi uma oportunidade de divulgação do POAA e incentivo destes estudantes na ciência,  principalmente Astronomia. Além disso, foi feito o convite para o curso preparatório para a OBA 2026 - um convite para que eles explorem as oportunidades que o Polo proporciona".

Na sequência, os(as) ingressantes participaram de um tour guiado pelas instalações do campus, conhecendo setores fundamentais para a formação profissional e técnica, como as áreas de Avicultura, Suinocultura, Bovino, Agroindústria e Mecanização. O período matutino foi encerrado com o almoço no refeitório, servindo como o primeiro contato dos estudantes com a rotina de convivência da unidade.

Simultameamengte, o professor Nelson Meireles, coordenador do curso de Agropecuária, realizou um momento especial de boas-vindas aos estudante do curso subsequente, destacando a importância dessa etapa na formação profissional e o papel do Ifal na preparação para o mercado de trabalho. No mesmo período, a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios  (CSTL), Marciara Lima, conduziu a recepção dos(as) estudantes do CSTL, apresentando a estrutura do curso e outras informações relevantes.

Aula inaugural - AcolhimentoDe acordo com o diretor de ensino do campus, Pedro Juvêncio, o dia foi marcado por um sentimento de alegria e renovação. O gestor enfatizou que o acolhimento no Espaço Multieventos reafirma o compromisso do Ifal com uma educação que preza pela diversidade e pelo cuidado mútuo. Juvêncio destacou ainda a felicidade visível dos pais e novos estudantes pela conquista da vaga, além de enaltecer o empenho dos alunos veteranos que compõem o Grêmio Estudantil em garantir uma recepção acolhedora. Para a direção, esse ambiente de respeito é essencial para que os estudantes se sintam integrados e pertencentes à instituição desde o primeiro contato.

No período da tarde, as atividades foram direcionadas para o acolhimento direto nas salas de aula, conduzido pelas equipes do Depatamento de Assistência Estudantil (DAE) e da Diretoria de Ensino (DE). Para este semestre letivo (2026.1), a distribuição das turmas foi organizada de modo que o Bloco A concentre os terceiros anos, o Bloco B os segundos anos e o Bloco C os primeiros anos e as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Bloco L permanece como o centro dos laboratórios de Química, Física e Microbiologia, além de abrigar a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA), enquanto o Bloco S é destinado ao curso superior.

Já no turno noturno, Roberto Medeiros, coordenador da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também realizou um momento de acolhimento para os(as) ingressantes dessa modalidade, reforçando a importância da continuidade dos estudos e desejando sucesso a todos(as) na jornada acadêmica ao longo de 2026.

Aula inaugural - AcolhimentoUilliane afirmou que a aula inaugural marca o início de mais um ciclo formativo no campus Satuba, reafirmando o compromisso da instituição com uma educação pública, gratuita e de qualidade. "Este é um momento de acolhimento, de fortalecimento dos vínculos institucionais e de incentivo aos estudantes para que construam, ao longo do ano, uma trajetória de aprendizado, crescimento pessoal e formação cidadã", explicou a diretora.

O fluxo escolar para 2026 segue horários definidos por turnos, com o matutino e o integral iniciando às 07h30 e o vespertino às 13h30. O turno noturno (EJA), ocorre das 18h30 às 21h50. A instituição reforça a importância de que os(as) estudantes acessem frequentemente o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e o e-mail institucional para acompanhar o calendário acadêmico e as comunicações oficiais. 

 

Diretoria de Ensino - DE
☎️ Telefones: (82) 2126-6573 / 2126-6558
📧 E-mail: 
🕑 Atendimento: segunda à sexta-feira das 7h30 às 12h e 13h30 às 17h
🚩 Localização: térreo do Prédio Central
Saiba mais sobre o Ensino do Campus Satuba

 

 Álbum de fotos/vídeos Multieventos